Seu navegador está desatualizado!

Atualize o seu navegador para uma melhor visualização do site. Atualizar agora!

X

19/11/2018

Evento alusivo ao Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino lota a Microempa

Grupo Setorial Empreendedoras Microempa promoveu a atividade que teve como mote o empoderamento econômico das mulheres através de oficinas práticas.

 

O espaço de eventos da Microempa ficou lotado nesta segunda-feira (19), durante a atividade promovida pelo Grupo Setorial Empreendedoras Microempa que celebrou o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino. A ação “Aprendendo com elas” contou com a realização de oficinas práticas e capacitações focando no empoderamento econômico e empreendedorismo feminino.

A data foi criada pela ONU com o objetivo de evidenciar a importância do empoderamento feminino para uma sociedade mais igualitária. O evento reuniu autoridades, associadas e mulheres empreendedoras. O presidente da entidade, Jovenil Vitt Lima, saudou as participantes destacando a importância do papel desempenhado pelas mulheres tanto na economia como na sociedade, frisando que a partir de 2019 a presidência da Microempa será exercida por uma mulher. “Parabéns pela iniciativa do grupo setorial, fico muito feliz de ver tantas empreendedoras na entidade participando neste dia e assumindo cada vez mais espaços. Aqui na Microempa a presidência será assumida a partir de 2019 por uma mulher, a Luiza Colombo Dutra”, ressaltou.

A coordenadora do grupo setorial Empreendedoras Microempa, Vanessa Kukul, convidou todas as integrantes do grupo setorial para dar inicio às cinco oficinas do evento.

Na sequência, a farmacêutica e diretora administrativa do Laboratório Cesar Costa, Cristina Dutra, coordenou a oficina ‘O lucro do bem-estar’, que abordou as estratégias e o impacto de uma vida saudável para a realização pessoal e profissional. “Temos que dividir o dia equilibrando saúde profissional, espiritual, mental, física, social e emocional e estar bem para que tudo flua da melhor maneira possível”, explicou, reforçando a importância de sentimentos de gratidão e do pensamento positivo para uma vida em harmonia.

Após, a bióloga e aromaterapeuta especialista em Deep Memory Process(DMP), Bete Primieri Carelli, comandou a oficina ‘A psique feminina vista pela ótica das Deusas’, que refletiu sobre como os processos psíquicos atuam nas escolhas que fazemos em diferentes momentos de nossa existência, através dos arquétipos das deusas da mitologia grega. “É muito difícil galgar qualquer passo na vida se nosso subconsciente não está devidamente equilibrado. As vozes internas comandam nossos instintos, escolhas, comportamentos e definem nossa personalidade”, afirmou. Bete explanou sobre como as características e arquétipos de cada deusa e sua regência em diferentes aspectos da vida, destacando seu uso como uma ferramenta que auxilia no autoconhecimento das mulheres e o papel da aromaterapia neste processo.

A terceira oficina foi comandada por Nani Ximendes e Deise Misturini, que apresentam “O poder da imagem pessoal no mundo dos negócios”, com dicas de vestimenta e maquiagem básica para o dia a dia. A consultora de imagem Nani Ximendes iniciou a oficina dizendo que a imagem é uma chave para ler o mundo: “A imagem chega antes, diz quem você é e qual o seu propósito. Não dá para criar personagem porque a personagem não se sustenta e não causa credibilidade. É preciso identidade, entender quem é você e aonde quer chegar, usando a imagem para este fim”, destacou.  

De acordo com ela, a empreendedora é a representação de seu negócio e a sua imagem não pode estar longe deste propósito. “É preciso entender nossos valores, o que é importante pra gente para passar credibilidade e abrir portas. A consultoria de imagem soma seu jeito de ser, seu corpo e seu propósito. Nosso corpo é nossa realidade, vamos ser felizes com nossos corpos. Existe roupa adequada para cada idade ou certo e errado? A resposta é não, o que existe é o seu propósito e o que você deseja comunicar”, reforçou.  Na sequência Nani explicou o conceito de “cápsula mágica” na qual com poucas peças de roupa - escolhidas de maneira que todas combinem entre si - é possível fazer dezenas de combinações: “você irá repetir peças, mas não o look, estando bem vestida e ganhando tempo, praticidade e economizando, desde que estas peças te representem e se adaptem à sua vida”, explicou.

Dando sequência à oficina, a consultora de beleza Deisi Misturini abordou técnicas de maquiagem para o dia a dia. “Não adianta estar bem vestida e o rosto estar dizendo outra coisa. Tenha uma rotina, reserve 15 minutos para se maquiar”, orientou. Para que o público pudesse acompanhar cada etapa do processo, Deisi realizou a maquiagem em uma participante ao vivo, contando com filmagem em tempo real sendo exibida em um telão durante o evento.

 Entre as dicas, a profissional aconselhou as empreendedoras a escolherem a base testando o tom no rosto ou pescoço e nunca nas mãos. “As mãos não têm o mesmo tom que o rosto, por isso o teste deve ser na região na qual será usado o produto. Para rostos mais maduros a base bem líquida é melhor porque quanto mais espesso o produto, mais se acumula nas linhas de expressão. Aplicar com pincel também deixa o acabamento mais uniforme”, reforçou, demonstrando que é possível realçar a beleza com dez minutos de cuidado com a maquiagem adequada ao seu tipo de pele e propósito.  

            Em seguida, as coachings Adriana Benenot, Simone Vanni e Juliana Baldissera trataram do tema “Liderança e propósito feminino”. Abordando aspectos da temática utilizando a linguagem de fábula para refletir sobre a tendência de ceder à vontade do outro e suas consequências, como o sentimento de frustração e impotência. Durante a palestra foi feita ao público a pergunta: “quando você vai respeitar a sua própria vontade, sonhos e desejos?”. As palestrantes destacaram que os compromissos são importantes, mas tudo em excesso não é saudável, sendo preciso respeitar seus limites.  O propósito de vida e a importância do desenvolvimento pessoal para viver uma vida plena foram tratados na sequência pelas palestrantes, que explicaram também o ciclo da realidade e como nossas escolhas nos conectam a determinados entendimentos e sentimentos sobre o mundo, refletindo em quem escolhemos nos tornar. “Quando nos limitamos nossa vida é limitada e quando ressignificamos e fazemos coisas mais positivas nossa vida é mais feliz. Se permitam mais e construam a felicidade no caminho, honrando e respeitando a história de vocês. É assim que se vencem obstáculos, aproveitando as constantes mudanças da vida”, aconselharam.

Por fim, Vanessa Kukul, diretora de inovação e criatividade na Escola Caxias Criativa, consultora, mentora e facilitadora especialista em gestão da inovação com ênfase em economia criativa, conduziu a oficina ‘Potencializando minha marca pessoal no mundo digital’ em que retratou as diferentes possibilidades e ferramentas para potencializar a marca pessoal de cada participante no mundo digital, além de estratégias para alavancar o negócio e aumentar o desempenho.

De acordo com Vanessa para se diferenciar é preciso investir em marca pessoal, que se conecta com a individualidade e a imagem que se passa para a comunidade na qual o individuo se insere; marketing pessoal, que se relaciona com as ferramentas para reforçar e ampliar esta marca e branding, que trata da gestão da identidade, permitindo dar visibilidade aos valores que se deseja transmitir. “É preciso estratégia para dar a percepção de uma marca pessoal forte, robusta, e com uma proposta de valor única. O processo estratégico permite que você expresse seu eu autêntico”, ressaltou.

A especialista considera que para agregar mais valor ao trabalho e ao mercado-alvo atendido é necessário autoconhecimento e autenticidade: “quais as competências técnicas e o propósito de vocês?”, questionou.  Por meio deste conhecimento compreendemos melhor quais os projetos em que devemos investir e quais recusar. “A autopromoção é obrigação moral. É preciso criar marketing pessoal conhecendo você e sua audiência, fazendo um planejamento estratégico pessoal e de conteúdo, partindo do seu propósito e escolhendo as mídias sociais adequadas para esta comunicação”, reforçou finalizando com dicas para a elaboração de conteúdo nas mídias sociais mais utilizadas.

Para encerrar o evento foi realizado um Brinde ao Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, seguido de um momento de networking e confraternização entre as participantes. 


VER TODAS NOTÍCIAS