Seu navegador está desatualizado!

Atualize o seu navegador para uma melhor visualização do site. Atualizar agora!

X

12/01/2019

Empresárias associadas à Microempa vão expor no Inspiramais São Paulo

Ana Casara e Catelini Padilha foram selecionadas para o Projeto Conexão Criativa e Comercial, uma iniciativa do SEBRAE e da Assintecal.

Associadas à Microempa e integrantes do grupo setorial TEIA - Rede de Trabalho Artesanal, as empresárias Ana Casara, da Ana Casara Macramê, e Catelini Padilha, da Um Pontinho Bordados feitos a mão, tiveram produtos autorais selecionados para o Projeto Conexão Criativa e Comercial, uma iniciativa do SEBRAE e da Assintecal, respectivamente, para as categorias “Artesanato” e “Indústria - Tecnologia”. As artesãs se inscreveram através da Microempa, por terem participado do projeto Identidade com o estilista Walter Rodrigues. Uma das ações é apresentar os produtos na exposição do Único Salão de Design e Inovação de Materiais da América Latina - INSPIRAMAIS 2020_I, que acontece nos dias 15 e 16 de janeiro, no Centro de Eventos Pro Magno, em São Paulo.
O Projeto Conexão Criativa e Comercial faz parte de um conjunto de ações criadas com objetivo de contribuir com o reconhecimento e valorização da moda brasileira, visando atestar a diversidade e a riqueza do design e do artesanato, conectando-os ao mercado para que apresentem materiais com aspecto exclusivo e original. Dentro do projeto, as empresas selecionadas participam da exposição no Inspiramais e também recebem orientações através da pesquisa do Núcleo de Design da Assintecal. A principal missão desse evento é inspirar toda a cadeia produtiva da moda brasileira e internacional, proporcionando a valorização dos produtos nacionais, troca de conhecimento e apresentar materiais inéditos, que são destaque por seu design e tecnologia inovadores e pensamento sustentável. 
Para Catelini, estar entre os pequenos produtores selecionados possibilita a conexão com empresas e pessoas que podem inserir o trabalho dela em suas coleções: “Fui convidada a confeccionar produtos com a técnica que utilizo. Como o tema ‘Play’ trata das novas conexões geradas pela tecnologia e as mudanças do comportamento humano, buscando o virtual, com um resgate do folk, criei uma estampa baseada em meus bordados, reproduzida em três versões diferentes, dentro da cartela de cores da pesquisa”, conta. Ela teve o trabalho selecionado para ser exposto na Conexão Criativa e Comercial na categoria Indústria e Tecnologia e precisou criar estampas a partir dos bordados, tecnologia que desenvolveu anteriormente com a mentoria do Walter Rodrigues e de Eugênia Castellanos; “Eu tive meu trabalho selecionado para ser exposto na categoria Indústria e Tecnologia. Quando se fala em bordado feito a mão, quem pensa em Indústria ou Tecnologia? Acho pouco provável, mas a inovação está justamente em pensar no improvável. O contato  com empresas e pessoas que enxerguem o grande potencial que essa técnica tem para gerar novos negócios nacionalmente é a minha grande expectativa”.
A artesã Ana Casara vai levar ao Inspiramais o diferencial do estilo de macramé que confecciona, já que utiliza matéria-prima exclusiva desenvolvida em parceria com os fornecedores locais. Ao invés do tradicional macramé em sisal ou cordas e linhas de algodão, ela tece as peças com fita mimosa ou de organza e até mesmo fios metalizados, permitindo desenvolver os vestidos de festa e as bolsas exclusivas, que vão estar no Inspiramais. “Para mim, é uma experiência única de poder mostrar a estilistas, empresários e criativos da moda as minhas peças em uma vitrine que permita que a minha marca seja conhecida além das nossas fronteiras no mercado da moda, buscando novos negócios”, afirma.
O Inspiramais é promovido pela Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), By Brasil Components, Machinery and Chemicals e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e conta com o apoio da ABEST, ABIACAV, Abicalçados, IBGM, Instituto By Brasil (IBB), In-Mod, ABV-Tex, Ápice, Abimóvel e Guia JeansWear by Style WF.


VER TODAS NOTÍCIAS