O megaevento ocorreu no último sábado, dia 8 de outubro, reunindo um público de cerca de 500 pessoas de dentro e fora do Estado. O 1° Congresso Serrano de Vendas é uma iniciativa da Microempa com objetivo de promover o aprendizado de técnicas de atendimento e vendas para diversos segmentos de mercado.
O presidente da entidade, Pedro Eloi Steffens realizou um discurso durante a abertura do evento, agradecendo a presença dos participantes que dispuseram do seu tempo para apreciar o congresso, além de investirem em conhecimento. Steffens também parabenizou a toda a equipe e colaboradores da Microempa pelo excelente trabalho de divulgação, venda de ingressos, organização e finalização do evento.
A programação contou com uma série de palestras ministradas por seis experts em vendas conhecidos no Brasil e no exterior: André Silva, Daniela Augusta, Paulo Storani, Rick Chesther, Marcelo Ortega e Clovis Tavares.
André Silva conduziu a primeira palestra sobre o tema “Vendedor de Alta Performance”. O palestrante apresentou ao público técnicas diversificadas de vendas, entre elas, a técnica do relógio, diferentes abordagens para pré e pós-venda, entre outras.
André, agradeceu a oportunidade de compartilhar sua experiência no Congresso e ainda conhecer de perto colegas que já acompanha há um certo tempo.
“Estou muito feliz em ter me preparado com foco neste evento. Este é o 1º Congresso Serrano de Vendas e existe uma responsabilidade muito grande de trazer um evento transformador para as pessoas que estão presentes aqui. O nível de expectativa dessas pessoas, vendedores e gestores é grande e elas precisam sair daqui melhor do que entraram. Então, eu preparei uma palestra de uma forma bem personalizada de acordo obviamente com um perfil que é bastante genérico, mas trouxe muito conteúdo sobre estratégia de vendas e fechamento”, destacou André Silva.
De acordo com André, o segredo para um palestrante arrebentar no palco é se concentrar nas pessoas e não no seu ego.
“Para reiterar, esse trabalho da Microempa foi sensacional, com certeza um dos melhores eventos que eu participei e estou participando. Quero agradecer também pelo excelente atendimento que eu tive, pela receptividade das pessoas, pela organização, então eu preciso deixar registrado os meus parabéns a toda equipe da entidade. Quero dizer que estou lisonjeado e muito feliz por esta oportunidade”, ressaltou André Silva.
Daniela Augusta ministrou a segunda palestra sobre “Experiência do Cliente” com diferentes abordagens de uma forma criativa e dinâmica com a participação do público.
“Confesso que eu estava com uma expectativa muito boa e também muito ansiosa por ser o primeiro Congresso. Então, tem aí essa responsabilidade. Este é o primeiro evento falando sobre experiência do cliente e a minha preocupação era mais do que trazer um conteúdo sobre este tema e de alguma forma proporcionar uma experiência meio que um exercício de metalinguagem. Desta forma, o público pode aprender a respeito do conceito vivendo na prática”, enfatizou Daniela.
Conforme Daniela, a palestra “Experiência do Cliente”, tem um escopo, mais direcionado em propósito, pessoas e processos.
“Nenhuma palestra é igual a outra, então sempre antes da realização de um evento eu faço um briefing com os organizadores para entender não só quem vai estar na platéia, mas o momento que essas pessoas estão vivendo. Sendo assim, eu posso customizar esses pontos e trazer um conteúdo relevante e que de alguma forma proporcione uma solução. Gostaria de parabenizar a Microempa pela organização do evento e pelo excelente atendimento que tive. Me sinto muito feliz e honrada por essa oportunidade de participar do 1º Congresso Serrano de Vendas”, finalizou Daniela Augusta.
Após o Coffee Break da manhã, Paulo Storani conduziu sua palestra sobre a temática “Transformando a sua Equipe em uma Tropa de Elite” com base nas suas experiências profissionais.
“O que eu venho trazer é uma reflexão sobre a alta performance ou alto desempenho no Brasil. O Bope, por exemplo, é uma equipe de alto desempenho e com base no aprendizado e minhas experiências vou compartilhar com o público técnicas e estratégias que vão impactar de forma positiva e transformadora em suas vidas”, destacou Storani.
“Geralmente, quando estou me preparando para uma palestra eu não fico nervoso porque o meu parâmetro de aflição é quando começam a atirar em mim. Então, é como eu falava no Bope, enquanto não estiverem atirando na gente está tudo bem, a gente continua avançando. Agora, quando começam a atirar, você para ver o que vai fazer. Gostaria de parabenizar e agradecer a Microempa pela oportunidade de participar deste evento como palestrante e ainda trazer uma reflexão que poderá ajudar essas pessoas de alguma forma a encontrar o seu caminho”, finalizou Paulo Storani.
Na sequência, Rick Chesther abriu a palestra da tarde com o tema “Pega a Visão”, além de contar um pouco da sua história de vida e como se tornou um case de sucesso. O público se sentiu impactado e sensibilizado com a história de Rick que foi aplaudido do início ao fim.
“Primeiramente, gostaria de parabenizar Caxias do Sul e a Microempa por propor esse tipo de evento no interior do Estado”, enfatizou Rick Chesther.
“Confesso que pra mim é mágico estar em Caxias do Sul e participar deste grande evento. O ser humano é como uma esponja e em eventos como este, ele tem a oportunidade de absorver coisas boas e aplicar em seus negócios. É gratificante ver isso acontecendo, mesmo depois de uma pandemia. É gratificante também ver que o povo da região Sul está pegando a visão e colocando em prática utilizando os recursos que tem”, ressaltou Rick.
Marcelo Ortega, ministrou a sua palestra sobre “Vendedor de Valor”, destacando técnicas que diferenciam um vendedor de alta performance dos demais. O consultor de vendas precisa usar a criatividade e ser sábio para elaborar um discurso que desperte interesse do cliente.
“Adorei o convite e me sinto honrado de retornar a Caxias do Sul e participar de um Congresso neste modelo diferenciado que reúne uma pluralidade de conteúdos, é muito gratificante. Já participei de alguns eventos na região e gosto muito do sagu que é feito aqui no Sul. Quero parabenizar a Microempa pela organização e pela receptividade que tenho recebido. Vocês são ótimos e sabem como produzir um evento de alto nível”, enfatizou Marcelo Ortega
Peter Mac Manney, personagem criado por Clovis Tavares, assumiu a palestra do início ao fim abordando sobre “Atendimento Disney”.
Peter, é um renomado palestrante internacional de nacionalidade Norte Americana que utiliza sotaque, mágica e humor de alto nível com interação e participação da plateia. Ao longo da palestra contou os segredos por trás do atendimento utilizado na Disney, reflexões sobre liderança, gestão de equipes e poder de decisão. Mac Manney realizou ainda diversas mágicas que tiveram a participação da plateia com objetivo de transmitir e fixar conceitos.
“Me sinto honrado em fazer parte da 1ª edição deste evento aqui em Caxias do Sul. Sinceramente, torço para que muitas outras edições sejam realizadas. A Microempa está de parabéns pela organização e pela receptividade. Agradeço muito pelo carinho desde que cheguei, fui muito bem tratado”, destacou Clovis.
De acordo com Clovis, nenhuma palestra é igual a outra, ele costuma se preparar com antecedência e sempre conversa com os organizadores para entender o perfil do público que estará apreciando o evento.
“Eu apresento os meus personagens e os clientes escolhem o que se encaixa melhor com a atração. Hoje, Caxias do Sul irá se surpreender com as técnicas que serão apresentadas pelo personagem que eu interpreto. Ele abordará sobre qualidade, motivação, marketing, pré e pós-venda, planejamento, mudanças, comprometimento, trabalho de equipe, excelência no atendimento e criatividade na gestão de negócio”, finalizou Clovis Tavares.
O 1° Congresso Serrano de Vendas contou com o patrocínio de Círculo Saúde, Sicredi Pioneira RS, Assessorize Contabilidade, Caxias Manutenções, Conasser, Mais Nova, Pão Quente, Grupo RSCOM, Santo Site, Móveis Steffens e TCS.
Estiveram presentes no evento representantes da diretoria e conselhos da Microempa.
Comentários