Você já ouviu falar em “pitch de vendas” ?
Primeiramente, vamos esclarecer o que significa exatamente esse termo e na sequência confira dicas valiosas que irão te ajudar de forma positiva a fechar mais negócios.
O pitch de vendas é um termo em inglês muito utilizado durante uma abordagem comercial em forma de discurso com intuito de vender os benefícios do seu produto ou serviço de forma clara e objetiva. O pitch gera um impacto imediato, provocando o interesse e a identificação do ouvinte pela solução oferecida.
Vale ressaltar que construir um bom pitch de vendas envolve combinar gatilhos, perguntas e informações para serem utilizadas no momento da abordagem, levando em consideração o estágio da jornada em que o cliente está.
1- Crie conversas agradáveis
A abertura da ligação é o momento mais importante para desenvolver uma boa conversa e conquistar a atenção do cliente potencial. Depois da abertura, o pitch pode evoluir para um diálogo mais explicativo em que o consultor siga um panorama geral da solução criando uma conexão com o prospect.
A conexão com o cliente acontece logo nos primeiros minutos, portanto seja objetivo e criativo.
2- Conheça o cliente e seu cenário atual
A partir dessas informações será possível fazer perguntas-chave, que vão abrir caminho para uma proposta irrecusável. Questione apenas o que for necessário para construir visão e procure não ser invasivo. Interações desnecessárias podem acabar com a sua venda!
Confira exemplos de perguntas que podem durante esse diálogo:
● Pode me contar um pouco sobre o momento atual da sua empresa?
● Qual o maior problema que você enfrenta hoje?
● Como funciona o seu processo de decisão no momento de fechar negócio?
É muito importante redobrar a atenção ao receber essas respostas para tentar criar relações com as dores do lead e o que a sua empresa pode oferecer. Desta forma, é possível atenuar algumas objeções antes mesmo de chegar na etapa de venda.
Se o cliente declara que o problema tem alta prioridade e está em uma situação crítica já está demonstrando que precisa resolver o mais rápido possível. Portanto, seja proativo e sugira soluções para sanar essas dores de forma eficaz.
3- Gere valor para seu cliente
Geral valor significa entregar ao cliente o que ele realmente precisa no momento. Deve ficar claro durante o diálogo que ao fechar negócio com você irá adquirir um produto ou serviço diferenciado e aplicável. O objetivo final será conquistar o prospect, ou seja, gere valor em poucas palavras.
4- Faça uma proposta atrativa e diferenciada
Adote uma abordagem mais consultiva em torno do seu processo comercial e entregue o que o mercado precisa.
Lembre-se, no final da apresentação separe alguns minutos para esclarecer dúvidas e perguntas.
Se você não receber uma resposta imediata, marque uma data para retorno em poucos dias após reunião. Não perca a oportunidade de venda esperando a iniciativa do cliente.
Em vez disso, dê opções aos clientes perguntando sobre as experiências que ele tem. Seja criativo e receptivo demonstrando que a sua ideia ou sugestão se encaixa com as necessidades do cliente.
5- Seja um facilitador
Você pode adaptar a sua abordagem para qualquer tipo de área de atuação ou segmento de mercado. Caso a sua empresa ofereça produtos e serviços, separe pelo menos três para facilitar a escolha do cliente.
Demonstre escuta ativa, ou seja, mantenha-se atento sobre o que o prospect diz, apenas fale quando ele terminar de falar.
Sempre comece a frase por meio de uma expressão positiva seguida de uma argumentação. Empreendedor, leia com atenção o exemplo a seguir:
“Com certeza, entendo o seu ponto de vista a respeito e já conheci empresas que passaram por uma experiência semelhante. Mas, existe uma solução semelhante para reverter essa situação.”
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