7 Frases que devem ser evitadas durante a negociação de vendas

7 Frases que devem ser evitadas durante a negociação de vendas

22 de novembro de 2022

Empreendedor fique atento às frases que você tem usado com os clientes, talvez elas estejam prejudicando o seu desempenho no momento de fechar novos contratos. Entenda que para vender melhor e mais rápido, você deve utilizar estratégias e frases postos-chave durante a negociação. Portanto, seja no atendimento presencial, virtual ou por telefone esteja atento e evite as seguintes frases ou expressões: 

1.   Evite usar “NÃO” no início de qualquer frase

Evite ao máximo usar “NÃO”, no início de qualquer frase porque soa negativo e um pouco desagradável para o cliente. O foco é destacar os atributos e os pontos positivos que seu produto ou serviço oferecem.  Conquiste a confiança do seu prospect. 

2. Substitua as expressões “Nunca” e “Sempre”

Cuidado com as expressões “nunca” e “sempre” porque não transmite credibilidade. Um exemplo simples pode te ajudar a refletir e repensar a sua abordagem para os próximos diálogos. Em vez de dizer “sempre geramos resultados para os nossos clientes” apresente resultados com base em números ou cases de sucesso, ou seja, demonstrando na prática o valor que a sua empresa já gerou para a clientela. 

3. Evite a frase “Me ajude a bater a meta esse mês”

Empreendedor quando você pensar em usar esta frase substitua imediatamente por outras expressões. Fique atento, jamais demonstre estar desesperado porque atrapalha o andamento do seu diálogo e transparece insegurança. Você precisa estar seguro e transparecer credibilidade para que o cliente potencial deseje comprar seu produto. Utilize os gatilhos corretos como de autoridade, prova social (evidência de adesão), urgência ou escassez para que ele realmente queira fechar negócio.

4. Deixe de lado a expressão “Eu não sei”

Você não precisa saber tudo, mas é bom entender com propriedade sobre o serviço ou produto que oferece. Procure solucionar a dúvida do seu cliente, busque informações e jamais deixe ele confuso.  Seja o mais claro e objetivo possível para transmitir confiança e autenticidade. 

5. Livre-se da expressão “Tem esse, só mais caro” 

Quando você enfatiza que o produto é caro está afastando o potencial cliente da compra, além de passar uma impressão de que ele não pode pagar. O consumidor decide se está dentro do orçamento e tem o direito de pesquisar quantas vezes quiser, então seja agradável. Fale sobre as características, os diferenciais e deixe o preço para quando lhe for solicitado. Essas regras se aplicam tanto em lojas físicas e virtuais, bem como para serviços. 

6. Troque a frase “Confie no que estou dizendo”

Lembre-se é preciso conquistar a confiança do prospect e não pedir que ele confie em você. A confiança será construída ao longo do diálogo com base nas informações consistentes que você passar. Por isso, deixe fora do seu discurso frases como “acredite no que eu digo” e “pode confiar em mim”. Coloque-se no lugar do consumidor focando sutilmente no objetivo de conquistá-lo e consequentemente estimular a compra. 

7. Evite saudações impessoais 

Empreendedor não use saudações impessoais durante o primeiro diálogo com o cliente porque isso poderá constrangê-lo.  Um exemplo claro desta situação embaraçosa poderia ser a frase: “O que você manda hoje campeão”?

Para contornar, use uma saudação simples falada em tom de voz calma e respeitosa, desta forma você impressiona e conquista a confiança.  Quanto ao uso excessivo dos vocativos impessoais pode causar no primeiro contato com o prospect um estranhamento. É possível ser respeitoso, educado e cativante durante um diálogo que pode levar ao fechamento. 

Portanto, não chame o cliente de “flor”, “querido”, “amor”, “patrão” porque a melhor forma de tratá-lo deve ser pelo próprio nome, ressaltando a individualidade e estabelecendo um vínculo de respeito. 

Lembre-se é essencial ter uma boa comunicação, uma linguagem clara e utilizar frases que estimulem a compra.  Durante a negociação com seu cliente, esteja atento às necessidades dele, transmita segurança e confiança na sua fala.  Além disso, investir em capacitação constante pode ser uma opção a mais para aperfeiçoar o seu diálogo com o cliente potencial.  

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