Na manhã da última quarta-feira (08/03), representantes da diretoria da Microempa participaram do painel Tá na Mesa com o Governador do Estado, Eduardo Leite sobre o tema “Prioridades para acelerar o desenvolvimento do RS”. O presidente da Federasul, Rodrigo de Sousa Costa, conduziu a abertura do evento.
De acordo com o vice-presidente de Finanças da Microempa, Jovenil Vitt Lima, é importante a Microempa por meio de sua diretoria participar da Reunião de Integração da Federasul pois são levadas demandas de projetos de infraestrutura regionais, que colaboram para o desenvolvimento de todas regiões do interior do Estado. “Estas reuniões fortalecem o relacionamento da Microempa e mantém uma aproximação maior entre as Associações Comerciais do RS”, pontuou Jovenil.
Já o vice-presidente, Tiago de Azevedo destaca que a Federasul acaba sendo uma federação que concentra todas as demandas das associações do Estado. “Quando estamos próximos a Federasul, nós como entidade conseguimos levar as demandas da nossa localidade e unir forças com outras cidades do Estado. Em conjunto unimos forças com as demais lideranças e associações e também temos a oportunidade de fazer networking. Esses encontros promovidos pela Federasul são importantes porque nos mantêm atualizados sobre outros movimentos e acontecimentos que serão replicados aos nossos associados”, explicou Tiago.
Durante a sua explanação, Eduardo Leite firmou um compromisso de criar uma agência de desenvolvimento para atrair novos negócios para o Rio Grande do Sul. Portanto, os bancos de fomento do Estado devem anunciar em breve uma nova linha de crédito para estimular investimentos do agronegócio direcionados em novas tecnologias.
“Será o carro chefe da nossa política de reestruturação com pessoas qualificadas e que possam contribuir para atrair novos empreendimentos”, declarou Eduardo Leite.
Na oportunidade, Eduardo Leite fez também um balanço da sua primeira gestão, os desafios enfrentados, as reformas realizadas e resultados alcançados, como o equilíbrio fiscal, e o maior superávit desde 1994 que chegou a R$ 3,3 bilhões em 2022. Falou sobre a retomada dos investimentos, indicando que foram aplicados R$ 62,6 bilhões em quase 300 iniciativas públicas e privadas, em 2022, explicando que esse foi o maior volume de aportes realizados ou anunciados no Estado nos últimos cinco anos.
O governador lembrou os esforços empreendidos na redução da burocracia e na potencialização da competitividade do Estado. “Temos um conselho de desburocratização que conta com a participação de diversas entidades representantes da sociedade e que ajudam o governo a rever normas e processos para diminuir a burocracia. Estamos avançando também na parte tributária, trabalhando para o lançamento de novas plataformas com o objetivo de reduzir processos dos contribuintes”, finalizou Leite.
Já no período da tarde ocorreu uma rápida cerimônia da primeira edição do Tá na Mesa. Na ocasião foram empossadas 48 mulheres integrantes do Conselho Estadual da Mulher Empreendedora da Federasul.
As presidentes do Conselho Nacional (CMEC) Ana Claudia Badra Cotait e do CME, Simone Leite destacaram a importância feminina no processo econômico e também homenagearam as mulheres presentes pelo Dia Internacional da Mulher.
Na oportunidade ocorreu a posse do novo Conselho Estadual da Mulher Empreendedora da Federasul. As mulheres que participam do Conselho também exercem cargos de liderança em suas áreas de atuação e contribuem ativamente no desenvolvimento econômico de suas comunidades, além de promover políticas públicas em prol do empreendedorismo feminino.
A presidente do CMEC destacou a importância da criação de novos Núcleos e da qualificação das mulheres para o fomento e gestão de negócios. Já Simone Leite, compartilhou a sua meta em criar mais Núcleos e frisou que o Conselho reúne mulheres líderes que inspiram as demais. “Vamos ampliar o número de Núcleos de Mulheres no Estado visando maior engajamento através do associativismo para que todas se desenvolvam pessoal e profissionalmente”, destacou Simone.
Atualmente, o Conselho conta com 45 núcleos espalhados por todo o Estado. Entre as representantes da diretoria, quatro são presidentes de Associações Comerciais e outras são coordenadoras dos Núcleos de Mulheres em seus municípios.
Sirlene Fogaça, Coordenadora do Núcleo das Empreendedoras da Microempa e representante da diretoria participou do evento e destacou a importância do CMEC para fortalecer lideranças femininas e ampliar núcleos no Rio Grande do Sul. “É bem importante representar uma instituição como a Microempa no Conselho Estadual porque podemos trazer um fortalecimento para as lideranças femininas da nossa cidade, bem como para as regiões atendidas pela Microempa”, completou Sirlene.
Na ocasião, o presidente da Federasul Rodrigo de Sousa Costa realizou uma homenagem às lideranças femininas pelo “Dia Internacional das Mulheres”, reforçando que 30% dos representantes da diretoria da Federação são mulheres. “Hoje é um dia muito especial e a presença das mulheres enriquece o ambiente através da troca de experiência dentro da entidade”, finalizou Rodrigo.
Estiveram presentes prestigiando o “Tá na Mesa” o vice-presidente da Microempa Tiago de Azevedo, o gerente executivo da entidade Antônio Carlos Bressan, o vice-presidente de Finanças, Jovenil Vitt Lima, as diretoras suplentes, Sirlene Fogaça e Jenice Ferreira dos Santos.
Confira registros do evento abaixo:
Comentários