Nesta terça-feira, dia 04 de julho, representantes da gerência, diretoria e comercial da Microempa viajaram à Porto Alegre para participar do Workshop da Federasul. O evento era destinado exclusivamente a executivos e presidentes das entidades filiais, que compartilharam experiências e conhecimentos.
Na oportunidade, além de aprender novas técnicas para o fortalecimento, engajamento e organização, a Microempa apresentou os diferenciais que contribuem para a atração de novos associados. Atualmente, a entidade conta com mais de 3 mil associados, e é considerada a maior associação representativa de micro e pequenas empresas do Rio Grande do Sul.
A Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande Sul, conhecida como Federasul, é uma organização sem fins lucrativos que representa e defende os interesses das associações empresariais de forma coletiva.
Entre suas principais atividades estão a representação política e institucional dos interesses empresariais, a realização de estudos e pesquisas econômicas, a promoção de eventos, a oferta de cursos e capacitações, além de serviços de apoio às associações filiadas.
O Workshop foi realizado na sala comercial do Banrisul, na sede da Federasul e ministrado pelos representantes das entidades filiadas. Confira as palestras abaixo!
O tema da palestra apresentado pela gerente da Microempa, Carina Lumertz Izidoro, foi “Atração de Novos Associados”. Em sua fala, ela apresentou brevemente a entidade e trouxe os diferenciais que contribuem para a associação de novos membros.
Também estavam presentes no evento, representando a Microempa, o diretor executivo, Antônio Carlos Bressan, e o coordenador do setor comercial, Miguel Fiorese.
Conheça os principais programas e projetos diferenciais da Microempa!
O Programa Empreender é uma iniciativa da CACB, que tem como objetivo fortalecer as micro e pequenas empresas que participam de núcleos setoriais através de ações que impulsionam os seus negócios.
No projeto vigente, Empreender Apoio a Demandas, a Microempa já aprovou 10 projetos que atende 138 empresas. Nesses projetos aprovados, os valores investidos nas ações no ano de 2023 será de R$1.440.000,00.
O PEIEX é o Programa de Qualificação para Exportação oferecido pela Apex-Brasil para as empresas que visam iniciar o processo de exportação de forma planejada e segura.
A Microempa, em parceria com a Apex, já atendeu 34 municípios e 144 empresas. Dessas, mais de 100 já finalizaram a qualificação e 25% delas já exportam de forma direta.
O Exporta RS é um programa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do RS, que visa ampliar e consolidar a participação de empresas gaúchas no mercado internacional, em especial os micro, pequenos e médios empreendimentos, através do atendimento personalizado daqueles que desejam identificar suas possibilidades de exportação e/ou importação bem como da difusão de oportunidades e de informações.
Até o momento, a Microempa já atendeu 64 empresas de 21 municípios.
A vitrine virtual é uma iniciativa moderna e criativa, que oferece aos membros a oportunidade de divulgar seus produtos e serviços através de plataformas digitais sem nenhum custo adicional. Seu intuito é aumentar a visibilidade das empresas, proporcionando maior alcance e visibilidade online.
Confira alguns cases clicando aqui!
Acreditamos que o compartilhamento de oportunidades através do associativismo é a melhor maneira de fortalecer o setor empresarial.
Nesse sentido, com o intuito de incentivar o associado a indicar a Microempa a outras empresas, o programa interno, Indique e Ganhe, oferece como benefício ao associado, a isenção de 3 mensalidades e, ao novo associado, a isenção da primeira mensalidade.
Mas, mais do que oferecer benefícios e programas, acreditamos que o acolhimento, a proximidade e a empatia são os maiores diferenciais que podemos estender aos nossos associados.
Comentários