O auditório da Microempa foi palco de mais uma Reunião Almoço, nesta terça-feira, dia 05. Nesta edição, com a Sicredi Pioneira, o tema da palestra foi “Israel: um país pequeno com potencial gigante”, ministrada pelo Diretor de Negócios do Sicredi, Luiz César Wazlawick, que abriu novos horizontes para empreendedores interessados em inovação e derrubou diversos rótulos sobre o país.
O evento ainda contou com a ilustre presença do Prefeito Municipal de Caxias do Sul, Adiló Didomenico, da Vice-Prefeita, Paula Ioris, e dos Secretários Municipais Roneide Dornelles (Secretário da Receita Municipal), Cristina Calcagnotto (Secretária da Cultura) e Élvio Gianni (Secretário do Desenvolvimento Econômico e Inovação).
“Como pequeno empresário, sempre olhei para a Microempa como uma entidade que nos orgulha. Principalmente pelo trabalho que faz com a exportação, que estimula os micro e pequenos empreendedores a se aventurar como exportadores”, contribuiu o Prefeito Adiló Didomenico.
As Soberanas da 34º Festa Nacional da Uva, a Rainha Lizandra Mello Chinali e as Princesas Eduarda Ruzzarin Menezes e Letícia de Carvalho, também estiveram presentes prestigiando o evento.
O tema da palestra, escolhido por Wazlawick, foi reflexo do tempo que passou pesquisando e visitando Israel. Lá, o Diretor de Negócios rompeu muitos estereótipos da sociedade, principalmente o de que o país se resume a guerra.
Ele pontuou que, Israel, com pouco mais de 21 mil km2, é, na verdade, uma grande potência mundial. Invenções aderidas no mundo inteiro, como o aplicativo de navegação por GPS, o Waze, o pendrive e drones, surgiram lá, fruto da importância que o país dá à educação e profissionalização.
Por fim, o Diretor de Negócios finalizou citando o filósofo Platão: “A necessidade é a mãe da inovação”, uma frase que resume muito bem a cultura israelita, um povo sofrido que resolveu inovar e crescer.
Ao final da palestra, o Secretário do Desenvolvimento Econômico e Inovação, Élvio Gianni, contribuiu com a fala de Luiz, trazendo panoramas regionais, de Caxias do Sul.
“Para nós, quanto Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, [essa palestra] cai como uma luva. A gente entende, quanto governo, que a inovação é estratégica. No ranking que nós temos em ecossistema de inovação, referenciado pela Startup Blink, que é israelense, eles classificam somente mil cidades do mundo quanto em ecossistemas de inovação […] e Caxias do Sul está credenciada, referenciada dentro desses mil municípios que foram analisados. […] Nós temos, em Caxias do Sul, em torno de 50 startups constituídas e organizadas, criadas exatamente para fomentar o empreendedorismo inovador. Em nossa terceira parceria com o Instituto Hélice, estamos com 80 novas pretensões de startups, e 30 projetos apresentados e validados.”
Comentários