Integrantes do Núcleo Setorial do Artesanato da Microempa (TEIA) realizaram uma visita técnica na Cooperativa Cootegal, na última semana. A instituição fica localizada em Galópolis, interior de Caxias, e é referência histórica na produção de tecidos para roupas e decoração.
A visita aconteceu com o intuito de inspirar e agregar conhecimento técnico sobre a fabricação dos produtos e a relação entre preço e qualidade. O Núcleo acompanhou todo o processo de produção, desde a escolha da lã até a confecção e venda do produto final.
“Na Cootegal, a gente pôde ver de onde vem a matéria-prima e todo o processo pelo qual ela tem que passar para chegar ao destino final, que é o tecido”, contou Silvia Cioato, da Perato Atelier. “Lá eles nos mostraram alguns processos que trabalham a lã e as fibras de diferentes maneiras e nos apresentaram uma nova linha”.
Ao longo da história, a comunidade teve grande participação nas atividades da empresa, o que contribuiu para que ela continuasse viva por mais de 100 anos. Atualmente, a fábrica emprega cerca de 150 pessoas.
“A gente percebeu que a empresa [Cootegal] tem muitas pessoas de mais idade, idosas, que estão ali porque amam o que fazem e estão ali há muitos anos. Então, foi muito bom ver que temos um produto de qualidade que é feito aqui, que não precisamos ir longe”, pontuou.
Além da cooperativa, o Núcleo também visitou o Instituto Hércules Galló, um centro cultural que preserva a memória e o patrimônio da colonização italiana em Galópolis. A fundação se encarrega de cuidar da manutenção de residências restauradas e da criação de projetos culturais e educacionais que fomentam a atração turística ao local.
A Cootegal, como fábrica de confecções, tem mais de 130 anos de história, mas como cooperativa têxtil de Galópolis, completou 25 anos neste ano. Tem como principal missão manter viva a tradição de produção de fios e tecidos de lã mistos. Se destaca pela qualidade e design de suas confecções, sendo requisitada no mercado nacional e na América Latina.
A ação foi desenvolvida entre as empreendedoras que integram o Núcleo do Artesanato com o apoio da Microempa. A Associação incentiva a visitação de empresas em busca de inspiração e conhecimento a fim de fomentar a competitividade e o fortalecimento dos pequenos negócios.
Comentários