A Microempa é uma instituição sem fins lucrativos que nasceu da vontade de representar os interesses e direitos dos empreendedores de micro, pequeno e médio porte no mercado nacional e internacional. Para atender assertivamente as demandas de segmentos tão variados, a Microempa criou 16 Núcleos Setoriais formados por empresários que lutam por interesses em comum.
Para melhor atender os associados e compreender seus objetivos de forma personalizada, a Microempa criou, em 1991, os primeiros Núcleos Setoriais. Ela consiste na união de empresários do mesmo segmento, ou com interesses em comum, em núcleos. Isso possibilita que os empreendedores possam se unir para atualizar e aperfeiçoar seus conhecimentos, visitar ou expor em feiras e ações coletivas, com o auxílio de consultores especializados.
Esses Núcleos seguem a metodologia e tem o apoio da CACB (Confederação das Associações comerciais do Brasil), e é através dessa parceria, que a Microempa intermedia o acesso das empresas de pequeno porte da região nordeste do Rio Grande do Sul em programas nacionais, como o Empreender, que visa fortalecer empresas de micro e pequeno porte através de ações coletivas.
Em suma, os Núcleos Setoriais surgiram com o objetivo de atender as demandas dos associados de forma conjunta e colaborativa. Nas reuniões setoriais, os próprios empresários trazem para debate as demandas, objetivos e dificuldades que enfrentam no dia a dia, conseguindo encontrar soluções personalizadas para as empresas em conjunto.
Entre os inúmeros benefícios que a formação de núcleos pode trazer para as empresas associadas, os que mais se destacam são:
Para que possam participar dos Núcleos Setoriais da Microempa, os empreendedores devem estar de acordo com os seguintes requisitos:
Atualmente, a Microempa possui 16 Núcleos Setoriais ativos, que abrangem os seguintes setores: metal mecânico, moveleiro, econômico, alimentício e de bebidas.