Na manhã desta terça-feira (21), autoridades, imprensa e colegas de entidades se reuniram na sede da Microempa para a posse da nova diretoria.
O auditório da Microempa foi palco do início de um novo ciclo na história da entidade. A nova diretoria, presidida por Tiago Fernando de Azevedo assumiu oficialmente a posse para o biênio 2025-2026. A cerimônia reuniu integrantes da diretoria, lideranças empresariais e autoridades locais, como o prefeito Adiló Didomenico e o vice-prefeito Edson Nespolo.
Tiago assume o posto após ser vice-presidente da entidade pela segunda gestão consecutiva. Em seu discurso, agradeceu o trabalho do ex-presidente Pedro Elói Esteffesn (2021-2022 e 2023-2024) e se responsabilizou pelo compromisso de fortalecer o associativismo e a rede de apoio às empresas de micro e pequeno porte. “Assumir a presidência da Microempa é uma grande responsabilidade, mas também uma grande honra. Prometo trabalhar com dedicação pelo fortalecimento do empreendedorismo e pela continuidade do legado que construímos juntos”, declarou.
O prefeito Adiló Didomenico, presente no evento, reconheceu o impacto da Microempa no cenário local. “Temos em Caxias mais de 42 mil MEIs e a Microempa é muito importante para apoiar, estimular esses pequenos empresários a exportar. Sozinhos eles não conseguem transpor essas barreiras geográficas e o temor de um mercado desconhecido”, afirmou.
Entre os anos de 2021 e 2023, durante a gestão de Steffens, a associação capacitou mais de 150 empresas para exportação por meio do convênio com o PEIEX. Destas, 38 exportaram mais de R$ 40 milhões de maneira direta em um ano. A qualificação foi coordenada pela Microempa em Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Erechim. Além do PEIEX, a entidade possui convênio com EXPORTA-RS, programa promovido pelo Governo Estadual que auxilia na capacitação de empresários para o mercado exterior.
Durante a solenidade, Azevedo também reforçou que a escolha da diretoria foi pautada na diversidade e inclusão, buscando trazer cada vez mais representatividade e proximidade para os associados. “Nossa diretoria foi cuidadosamente planejada, levando em consideração o perfil, o conhecimento e a empresa de cada integrante. cada pessoa foi escolhida por suas habilidades específicas e a diversidade foi um fator essencial nesse processo”, afirmou.
A nova gestão também passou por uma reformulação de cargos, com o objetivo de trazer mais profissionalismo e assistência para as necessidades dos empresários associados. A entidade terá Vinícius Valer como vice-presidente e como vice-presidente de finanças Jovenil Vitt Lima (presidiu a Microempa de 2015 a 2018). Os diretores empossados: Indústria – Juliano de Oliveira; Comércio – Fabiano Monteiro Martins; Comércio Internacional – Gustavo Medeiros Frohlich; Desenvolvimento Social, Cultural e Turístico – Florencia Del Carmen Nieto; Serviços – Ademar Bassanesi; Comunicação e Marketing – Felipe Zardin; Núcleos Setoriais – Latoya Bonfim de Brum; Inovação Tecnológica – Bruno Bazzanella; Sustentabilidade e Meio Ambiente – Jenice Ferreira dos Santos; Patrimônio e Legado Empresarial – Luiza Aparecida Colombo Dutra (presidiu a Microempa de 2019 a 2020); e as suplentes Sirlene Fogaça e Suzana Cesar Salvador.r.
Azevedo também reforçou que a entidade segue focada na continuidade de projetos estratégicos, como a construção da nova sede e o fortalecimento dos Núcleos Setoriais, além de buscar maior autonomia e impacto nas ações realizadas.
A nova diretoria já está mobilizada para transformar planos em ações e continuar fortalecendo a associação, que há mais de 40 anos faz a diferença na vida de empresários de empresas de micro e pequeno porte.
Comentários