Empresárias do setor automotivo integram o Núcleo das Empreendedoras da Microempa e o Núcleo de Reparação Veicular.
No dia 15 de abril, será inaugurado o novo espaço da franquia Escola do Mecânico em Caxias do Sul. Esta será a primeira unidade da franquia na Serra Gaúcha e a primeira com liderança feminina no Rio Grande do Sul. À frente do projeto estão as empresárias Franciele Calgaro Amaral e Milene Montemesso Cunico, que se conheceram nos encontros do Núcleo Setorial de Empreendedoras da Microempa e encontraram, uma na outra, o apoio necessário para transformar um sonho em realidade.
“A Fran me pediu uma opinião sobre a abertura da franquia, e eu disse que esse projeto agregaria na qualificação de profissionais e ajudaria a suprir uma demanda importante do setor. Quando fui entrar no carro, disse que, se ela quisesse uma sócia, eu estava à disposição”, relembra Milene. A partir desse momento, elas iniciaram um processo de estudo de mercado e análise de demandas na Serra Gaúcha. Com o apoio de uma consultora do SEBRAE RS e da empresa Farofa Assessoria – ambas contatadas por meio dos Núcleos Setoriais – identificaram que a busca por profissionalização de mecânicos é crescente em Caxias do Sul e região.
Nos últimos seis meses, realizaram entrevistas e visitas à matriz da Escola do Mecânico, em Campinas, São Paulo, até serem aprovadas para integrar a rede de franquias. Com a aprovação concedida, a inauguração já tem data e local confirmados: 15 de abril, às 19h, na Rua Mimo-de-Vênus, 199, no bairro Cinquentenário.
Além de integrarem a rede, as empresárias também contribuirão com ferramentas e peças para outros franqueados, utilizadas na metodologia da Escola do Mecânico, que consiste em 80% de aulas práticas. Franciele, gestora da Ferramentas Amaral, será responsável por fornecer ferramentas, conhecimento técnico e soluções para a franquia. Milene, proprietária da Cunico Peças Usadas, atuará como fornecedora de peças de desmanche para as aulas práticas.
A Escola do Mecânico foi fundada em 2011 pela empresária Sandra Nalli, que iniciou sua carreira no setor automotivo como Jovem Aprendiz, aos 14 anos. O projeto nasceu a partir de um trabalho voluntário realizado com jovens da Fundação Casa, em Campinas, São Paulo.
Percebendo a falta de mão de obra qualificada em oficinas, ela começou a ministrar aulas de mecânica básica em uma sala alugada para jovens em liberdade assistida. Com o aumento da demanda em outras cidades, em 2016, a Escola do Mecânico tornou-se uma franquia nacional.
Atualmente, a rede conta com 37 unidades full (que possuem estrutura maior e são dedicadas exclusivamente ao ensino) e 13 unidades compactas (que oferecem aulas dentro de oficinas, conciliando ensino e serviços mecânicos).
A Escola já capacitou mais de 100 mil alunos em 14 modalidades de cursos, que vão do básico ao avançado.
Criado em 2017, o Núcleo das Empreendedoras da Microempa tem como objetivo conectar mulheres por meio do networking e do empoderamento feminino. Para Franciele, a inauguração da Escola do Mecânico sob a liderança de duas empresárias reforça o papel da mulher no setor automotivo. “Não estamos competindo com os homens, estamos agregando ao setor automotivo. Temos muito a aprender, mas temos potencial, capacidade e força junto com eles”, destaca.
A participação no Núcleo foi essencial para fortalecer a autoestima e a sensação de pertencimento como empreendedoras. “A maioria das mulheres chega ao Núcleo querendo melhorar algo, evoluir e fazer networking, mas o que elas mais ganham é se enxergar no lugar que realmente ocupam, como empreendedoras”, comenta Milene, que há mais de quatro anos integra o grupo e também é coordenadora do Núcleo de Reparação Veicular.
Além do empoderamento, Franciele ressalta o papel dos Núcleos como uma alavanca para novos negócios. “Nós nos conectamos com pessoas que nos ajudam. No meu caso, foi por meio do Núcleo que encontrei a comunicação certa para a Escola do Mecânico, a sócia que eu precisava. A abertura dessa escola é fruto desse networking de Núcleos”, afirma.
A inauguração da Escola será no dia 15 de abril, na Rua Mimo-de-Vênus, 199, no bairro Cinquentenário, a partir das 19h. As inscrições para as turmas já estão abertas e podem ser feitas pelos telefones (54) 99190-8808/ (54) 3419-5000.
Acompanhe as atualizações do novo negócio pelo perfil no Instagram: @escoladomecanico.caxiasdosul
Comentários