Nucleada da Microempa lidera projeto social e cultural em Caxias do Sul

Nucleada da Microempa lidera projeto social e cultural em Caxias do Sul

17 de abril de 2025

A fotógrafa Liliane Giordano, associada e vice coordenadora do Núcleo de Inovação, Marketing e Tecnologia da Microempa, é idealizadora do projeto Jardins Criativos, que será construído no bairro Santa Fé, em Caxias do Sul.

O projeto social Jardins Criativos propõe uma solução integrada na promoção da segurança alimentar, educação ambiental e valorização do espaço público. O objetivo é envolver crianças e adolescentes, de cinco a 15 anos, na realização de oficinas de obras de arte e artes comestíveis. A iniciativa partiu da fotógrafa e empresária nucleada da Microempa Liliane Giordano, e foi aprovada pelo edital Territórios Criativos – RS Seguro, uma iniciativa do Governo do Estado que incentiva a transformação de espaços e inclusão social.

Inédito no Rio Grande do Sul, o projeto consiste no planejamento do plantio de mudas comestíveis, que devem formar paisagens ao crescer – uma técnica conhecida como Land Art, ou “arte da terra”. O local escolhido para a ação foi o Centro de Atenção à Criança e ao Adolescente Murialdo – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCVF), no bairro Santa Fé. O primeiro mutirão de plantio acontecerá na próxima terça-feira, 22 de abril, data em que se comemora o Dia da Terra, às 16 horas.

O bairro Santa Fé foi escolhido estrategicamente para reduzir a vulnerabilidade social e trazer mais qualidade de vida para os moradores da região. O projeto prevê a queda de índices de violência por meio de atividades culturais e socioeducativas para jovens e a redução da insegurança alimentar, uma vez que o jardim ofertará alimentos acessíveis, frescos e saudáveis para a comunidade.

O artista plástico francês Jean Paul Ganem e o fundador da ONG Dia da Terra Brasil, Mozart Mesquita serão os responsáveis por dar vida aos jardins. Eles já trabalharam juntos no mesmo projeto aplicado em São Paulo, e agora trazem a iniciativa para Caxias do Sul. Além do Land Art, o projeto prevê oficinas de grafite para crianças e adolescentes e a pintura de um mural na parede da quadra de esportes do espaço, que será assinado por Emerson Sutil e Felipe Borges, artistas visuais. A Diretora de Desenvolvimento Social, Cultural e Turístico da Microempa, Florencia Del Carmen Nieto também atua como produtora executiva do projeto ao lado de Liliane.

Comentários

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
Abrir chat
Olá!
Podemos lhe ajudar?