Plataforma que expõe gastos do Governo será exibida juntamente com o Impostômetro, no centro histórico de São Paulo (SP)
Nesta quarta-feira (23), dia em que o Impostômetro completa 20 anos, a Confederação das Associações Comerciais Brasileiras (CACB), em parceria com a Associação Comercial de São Paulo (ACSP), anunciou a criação do Gasto Brasil, uma ferramenta que calcula quanto dinheiro público o Governo utiliza em tempo real. A plataforma ficará exposta em um painel de LED fixado na fachada do edifício ACSP, intercalando as atualizações com o Impostômetro – que , por sua vez, calcula quantos dias o povo o brasileiro precisa trabalhar para pagar tributos.
De acordo com as associações, o Gasto Brasil monitora e expõe de forma dinâmica os gastos do Governo nas esferas federal, estadual e municipal, com o objetivo de conscientizar a população sobre como o dinheiro público está sendo utilizado. O presidente da Microempa, Tiago de Azevedo, destacou que as ferramentas têm o poder de unir a população para reivindicar gastos e cobrar melhorias e transparência na administração do dinheiro público. “Não precisamos de um Estado que controla a sociedade, mas de uma sociedade que controla o Estado. Questionar estes gastos é nosso direito e dever como povo brasileiro”, declarou.
O lançamento da plataforma foi sediado pela ACSP e transmitido ao vivo pelo canal oficial da CACB no YouTube (clique para ver). Além de Tiago, o vice-presidente da Microempa, Vinicius Valer, também esteve presente na inauguração do Gasto Brasil e comemoração dos 20 anos do Impostômetro. O compromisso faz parte da agenda da CACB para o G50, o qual a Microempa integra representando empreendedores e empresários do Rio Grande do Sul.
O monitoramento de gastos do Governo também está disponível na internet. Acesse e confira.
Comentários