Empresa caxiense amplia exportação por meio de projeto coordenado pela Microempa

Empresa caxiense amplia exportação por meio de projeto coordenado pela Microempa

21 de junho de 2022

EspetoSul embarcou nesta semana contêiner para a Nova Zelândia com cerca de 3 mil produtos

Integrante do Núcleo Setorial de Negócios Internacionais (Microex) da Microempa de Caxias do Sul, a EspetoSul também participa do Peiex, o Programa de Qualificação para Exportação, executado por meio de uma parceria da ApexBrasil com a Microempa desde 2021. A competência buscada pela empresa tem originado bons resultados, principalmente além da fronteira. Nesta semana, um contêiner com quase 3 mil produtos fabricados pela metalúrgica caxiense foi embarcado para a Nova Zelândia.

A EspetoSul exporta desde 2017, quando iniciou as operações por meio de pequenos lotes de espetos giratórios movidos a pilha. Desde então, o relacionamento foi ampliado e atualmente a empresa conta com distribuidores em 11 países. O diretor da EspetoSul, Fábio Pescador, conta que os mercados considerados mais fortes são, além da Nova Zelândia, Austrália, Estados Unidos, Canadá e Chile.

Também entram na conta de principais compradores dos espetos produzidos em Caxias do Sul Argentina, Bolívia, Venezuela, Portugal e Japão. Negociações em andamento, adianta o empresário, devem levar os produtos para Israel. “Nossas habilidades comerciais foram aprimoradas por meio das capacitações encaminhadas pela Microempa. Por isso, 80% das operações internacionais são feitas internamente. Todas as empresas deveriam exportar, principalmente quem tem um produto competitivo. Sou um incentivador da exportação, uma garantia de agregar faturamento”, explica o diretor da EspetoSul, empresa que também fabrica churrasqueiras.

Fábio Pescador complementa que 30% do faturamento é oriundo das exportações. Ele defende a ampliação do conhecimento como fundamento importante para as empresas se inserirem em novos mercados. “A EspetoSul evolui a cada ano participando dos processos de interação e troca de informações”, complementa o empresário.

Incentivo à exportação

Lançado em novembro do ano passado, o Programa de Qualificação para Exportação (Peiex) é desenvolvido com excelência pela. Vencedora do edital da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), a entidade vem superando expectativas no que diz respeito ao número de empresas aderidas ao programa, é responsável por coordenar três grandes regiões do Estado – o Núcleo de Caxias do Sul e os polos de Bento Gonçalves e Erechim.

A participação no programa é gratuita e podem se inscrever empresas locais com CNPJs ativos, com produtos ou serviços exportáveis, que desejam se qualificar para exportar e tenham condições de aumentar a produção ou dedicar parte dela para atender os clientes internacionais.

Os empresários interessados em acessar o Peiex podem contatar a Associação das Empresas de Pequeno Porte da Região Nordeste do RS – Microempa pelos e-mails monitor.caxiasdosul@apexbrasil.com.br e josiani@microempa.com.br ou pelo telefone (54) 3025.7532.

Comentários

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
Abrir chat
Olá!
Podemos lhe ajudar?