Empresas e startups associadas da Microempa marcaram presença na segunda edição do South Summit Brazil 2023, que ocorreu de 29 a 31 de março no Cais Mauá, em Porto Alegre.
O evento é considerado um dos maiores do mundo em inovação e tem o objetivo de reunir startups, fundos de investimentos e grandes empresas para gerar networking e novas conexões. A programação reúne palestras, fóruns e seminários ministrados por conferencistas conhecidos no Brasil e no exterior.
A Startup Urupê Gestão de Resíduos, associada da Microempa e participante do Núcleo das Empreendedoras, visitou pela segunda vez o South Summit Brazil. A visita teve como foco o contato com a rede de investidores, potenciais clientes, mostrar soluções sustentáveis e alternativas para os resíduos produzidos por indústrias caxienses.
Barbara Cescon Angonese (sócia-proprietária da Urupê e participante do Núcleo das Empreendedoras da Microempa) explicou sobre a participação da startup no evento e a parceria com o Instituto Caldeira. “Basicamente a Urupê é uma gestora de resíduos industriais. Atualmente, nos posicionamos no mercado como uma Cleantec, ou seja, nosso propósito é auxiliar as indústrias de Caxias a fazer o descarte correto de resíduos. Na primeira vez que visitamos o South Summit estávamos em um momento de experimentação e em busca de aprendizado. No Instituto Caldeira fomos selecionados para participar de um programa de aceleração, que vai nos ajudar a entender em que momento estamos e como vamos seguir no fluxo de crescimento da startup. Este programa ocorre até junho de 2023 com encontros, mentorias e workshops. Já no South Summit, participamos do evento como convidados do Instituto Caldeira que foi um facilitador para a nossa visita. Este evento é importantíssimo para o nosso segmento e nos possibilita fazer networking e novas projeções”.
Segundo Barbara, é um grande prazer estar participando de um grupo que promove o fortalecimento do empreendedorismo feminino. “Fazer parte do Núcleo das Empreendedoras é um prazer enorme, bem como acompanhar o crescimento e empoderamento em nosso Estado. Além disso, me sinto muito bem representada por cada uma delas e tenho muito orgulho de poder representar essas colegas empreendedoras que são tão inspiradoras”, afirmou Barbara Angonese.
A Urupê foi criada em 2021 pelos irmãos Roberto Angonese e Barbara Cescon Angonese com propósito de promover a conscientização da sociedade a respeito de um consumo mais consciente. O nome Urupê é originado do Tupi e significa cogumelo que é um reciclador da natureza. A startup trabalha com mais de 50 empresas caxienses parceiras oferecendo a melhor solução para gestão de resíduos realizando coletas, destinação e treinamentos. Alguns clientes enviam o material separado que vai direto para a prensa. A empresa possui também um caminhão próprio que busca os resíduos no cliente e leva a um pavilhão de 1,2 mil m². Após prensados os resíduos voltam a ser matéria-prima. Na sequência os resíduos são vendidos para empresas que fazem papelão e plástico, entre outros.
Roberto Angonese (CEO e sócio da Urupê) ressaltou a importância do evento para o seu segmento. “Esta é a nossa segunda vez no Summit e o nosso principal objetivo aqui, é nos conectar com o ecossistema do Instituto Caldeira, no qual estamos participando de um programa de aceleração. Desta forma, poderemos nos conectar com o grupo e com investidores, além de adquirir conhecimento. Atualmente, a Urupê é pioneira na gestão de resíduos industriais na Serra Gaúcha. Toda a nossa estratégia está focada na redução de resíduos para aterros e entre os nossos objetivos está ajudar as indústrias a trilhar essa jornada do zero aterro. Este processo é longo e pode levar de 2 anos ou mais até atingir esse progresso. Trabalhamos de acordo com os alinhamentos sustentáveis da ONU e com a agenda 2030”, explicou o gestor.
De acordo com Roberto, o Summit é um evento que veio para ficar e possibilita os participantes a gerar conexões de alto valor. “A percepção do Summit é muito boa, com foco em inovação e sustentabilidade. O evento possui ainda uma visão mais global com a participação de pessoas de fora do país, além de startups bem mais maduras e isso fortalece o ecossistema das regiões de Porto Alegre e de todo o Rio Grande do Sul. O Summit possui um conteúdo forte, bem como palestras diversificadas e inúmeras oportunidades para fazer networking qualificado”, finalizou Roberto.
Roberto Angonese é um dos fundadores da Acelera Serra e um dos organizadores do 1º Startup Weekend em Caxias do Sul, direcionado para as indústrias e acompanhou o início dos grandes projetos de fomento da inovação na região.
Já a escola particular de Ensino Fundamental Caminho de Ensino, integrante da Rede Educar – Núcleo Setorial de Educação Infantil da Microempa, participa pela primeira vez do South Summit 2023. Ao longo do evento a equipe participou de palestras, painéis e workshops.
De acordo com Maristela Tomasi Chiappin (diretora-presidente da Escola Caminho Rede Caminho de Ensino), ao longo dos três dias de imersão o evento foi excelente. “Essa é a nossa primeira vez Summit e também participamos de eventos que tenham foco em inovação e tecnologia, pois é um dos pilares da nossa escola. Temos a convicção da necessidade de acompanharmos as tendências e da mesma forma oportunizamos isso aos nossos estudantes da Caminho”, explicou Maristela.
Maristela destaca os pontos que mais lhe chamaram atenção ao longo dos três dias de Summit. “Como educadora o que mais me chamou a atenção foi a grandiosidade do evento como um todo, bem como a presença de inúmeras empresas consolidadas que percebem esta necessidade da inovação, também a diversidade das startups que apresentam soluções para problemas do cotidiano”, finalizou Maristela Tomasi.
A Caminho já esteve presente em eventos similares, como o Gramado Summit, nas Hortênsias, o Mind7 e a Mercopar, em Caxias, e diversas iniciativas do ecossistema de inovação da cidade e do Inova RS.
Criado há dez anos, o South Summit tornou-se líder no quesito ecossistema de inovação e empreendedorismo global. No Brasil, possui uma parceria com o governo do Estado e reúne uma programação variada, no qual startups de dentro e fora do país. A primeira edição foi em maio de 2022 e reuniu mais de 500 palestrantes nacionais e internacionais.
O South Summit Brazil 2023, é 100% voltado às metodologias de inovação e sustentabilidade. Além dessas práticas, o evento proíbe o uso de plástico ou papel, sendo assim os expositores não podem distribuir cartões de visita, panfletos ou brindes não recicláveis, os cordões de crachá são ecológicos, as credenciais são feitas com papel semente e as garrafas de água distribuídas no local são de plástico verde, sem o uso de copos descartáveis.
O Summit 2023 recebeu visitantes de 50 países, mais de 3 mil startups, 900 speakers, 150 patrocinadores, 700 jornalistas nacionais e internacionais, 7 mil empresas, cerca de 600 investidores e mais de 100 fundos de investimento, sendo 30 deles internacionais.
O encontro levou mais de 22 mil pessoas ao Cais Mauá e reuniu fundos de investimento com volume de 123 bilhões de dólares sob gestão.
Comentários