A CTI Tecnologia fechou contrato com empresas da Itália e da China para prestação de serviços de TI. A empresa faz parte do Núcleo de exportação da Microempa desde 2021.
Nesta semana, os empresários Jeferson Dal Bello e Jean Dal Bello, da empresa CTI Tecnologia, iniciaram o processo de exportação de serviços para países da Europa e da Ásia. Serão exportados serviços de TI (Tecnologia da Informação) como backup de dados, armazenamento em servidor seguro e assistência técnica para empresas sediadas na Itália e na China.
A CTI faz parte do Núcleo Setorial Microex, e é o primeiro case de exportação de serviços do Núcleo. “Diferentemente de produtos tangíveis, os serviços de TI envolvem a transferência de conhecimento, expertise e soluções tecnológicas que podem ser acessadas globalmente”’, reiterou Jeferson.
A oportunidade para exportar para a Europa surgiu quando uma empresa italiana, com unidade em Porto Alegre, contratou a CTI Tecnologia para resolver um problema de acesso aos dados e servidores. A unidade havia sido atingida pelas enchentes e precisava de uma resolução rápida para o problema, ao que a empresa caxiense ofereceu em tempo recorde. Já para as exportações para a China, a CTI foi indicada por outra empresa parceira.
Jeferson e Jean são associados da Microempa e participam do Núcleo Setorial Microex desde 2021. Para eles, sua participação nas reuniões do Núcleo foi essencial para prepará-los para o comércio internacional. “O Microex nos ajudou a entender melhor as necessidades desses mercados e a adaptar nossos serviços para atender às expectativas dos clientes internacionais”, declarou.
O Microex é um Núcleo Setorial da Microempa, voltado para a troca de conhecimentos de empresários sobre exportação. A agenda de reuniões do Núcleo é montada com assuntos pertinentes para aqueles que querem exportar. Durante os encontros, os próprios empresários compartilham suas dicas e experiências práticas sobre as dificuldades e as melhores formas de conquistar espaço internacional.
As reuniões acontecem quinzenalmente na sede da Microempa – localizada no bairro De Lazzer, em Caxias do Sul. Elas são mediadas por um consultor de Núcleos especializado em comércio exterior.
Além do Núcleo, a Microempa possui diversas iniciativas voltadas para o comércio exterior. Uma destas, é o Programa Exporta-RS, uma iniciativa voltada para apoiar empresas locais no processo de inserção no mercado global. Ele é desenvolvido pelo Governo do Estado e auxilia as empresas de micro, pequeno e médio porte na prospecção de mercados internacionais, através da elaboração de estudos de mercado personalizados.
Comentários