Além de unir mentes e esforços para resolver um problema específico, um Hackathon pode ser uma ótima ferramenta para entender um mercado, mapear os seus problemas e as suas oportunidades. É o que as empresas do segmento de alimentação associadas da Microempa perceberam na prática após participar do 1ª Hackathon Online de Caxias do Sul, ocorrido em abril. Após dois meses de maturação, os principais insights sobre o mercado neste momento de pandemia foram divulgados pela entidade nesta sexta-feira (3). A análise divulgada se divide em três âmbitos: oportunidades do setor, principais forças e fraquezas identificadas.
No primeiro item, destaque para soluções em logística e atendimento que podem ser utilizadas por micro e pequenos empresários do setor gastronômico para impulsionar os seus negócios, como vendas online e entrega a domicílio, personalização de serviços e produtos, garantia de higiene no delivery como diferencial (no âmbito do novo normal) e promoção de produtos e serviços com foco no conforto em casa. Além disso, a atenção às mudanças de comportamento do consumidor pode ser um diferencial para o segmento de alimentação, principalmente em tendências como o fácil acesso à informação aliado aos ovos hábitos de consumo (do it yourself), a maior abertura das pessoas às inovações e um novo momento onde empatia e solidariedade são qualidades esperadas pelo mercado.
Outro ponto evidenciado foram os principais diferenciais do segmento alimentício entre as empresas associadas que participaram do evento, como o foco em produtos regionais, um propósito claro para os clientes e um atendimento humanizado. Este último com destaque para itens como o contato direto com o proprietário, o elevado conhecimento técnico das equipes envolvidas, a agilidade na entrega e no feedback. Qualidade que resultam em um vínculo mais duradouro e um maior valor agregado dos produtos produzidos pelas empresas participantes.
Por fim, no item referente aos pontos onde o mercado pode melhorar em uma futura retomada, se destacam os fatores oriundos da própria pandemia, como a escassez de matéria-prima, o aumento nos preços, a falta de organização financeira (capital de giro epidêmico) e também o estoque parado. Além desses fatores, muitos desafios enfrentados pelos micro e pequenos empresários também vieram à tona, como a falta de divulgação dos serviços, a dificuldade de encontrar fornecedores de qualidade, bom preço e profissionais qualificados, falta de conhecimento na área financeira e a predominância de um único canal de vendas.
Completam a lista fatores próprios do mercado de alimentação saudável como o receio do mercado tradicional com esse tipo de produto, o valor dos pratos, a dificuldade no preparo e a perda de atendimento mais pessoal na medida em que a empresa cresce. Além questões pontuais de negócio, como a percepção atrasada das mudanças de comportamento do cliente e a sazonalidade.
O 1ª Hackathon Online de Caxias do Sul foi uma realização da Microempa em parceria com a NoVôo Reinvenção Contínua e tinha objetivo de construir ações que auxiliem as empresas a contornar a crise e minimizar os impactos do isolamento social. O evento ocorreu no dia 15 de abril de forma totalmente virtual, por meio das ferramentas Zoom e Whatsapp. Utilizando a metodologia Stars Shine, técnica inovadora que propicia a criação de soluções por meio de resoluções de problema orientadas, tendo como foco o uso da criatividade e da colaboração.
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