A Microempa é uma entidade preocupada com a saúde do meio ambiente, e entende que, enquanto associação representativa de mais de 3 mil empresas, precisa ser exemplo para cada um dos empreendedores associados. Por isso, a partir de agosto, inicia a implantação de projetos internos voltados para a saúde ambiental do planeta, em parceria com o Centro de Reciclagem, Urupê Gestão de Resíduos.
Na última quarta-feira, dia 09 de agosto, aconteceu a primeira ação: uma palestra de conscientização direcionada aos colaboradores da entidade, realizada por Diego Ramos, representante da Urupê.
Durante sua fala, ele revelou que a taxa de reciclagem no Brasil é de apenas 4%, enquanto em Caxias do Sul, é de 14%. Os números baixos impressionaram os membros da entidade, que entenderam ainda mais a importância de reciclar de forma correta.
O objetivo é que os colaboradores desenvolvam, na Microempa e em suas próprias casas, um olhar mais atento para o descarte correto dos resíduos, possibilitando a economia circular e logística reversa.
Outra iniciativa da Microempa em prol do meio ambiente, foi a instalação de mais de 50 placas solares para adesão da energia renovável em 2021.
E, além de projetos internos, a Microempa é representada no Comitê do Meio Ambiente das Entidades Empresariais, por membros fundamentais de sua diretoria, Jenice Ferreira dos Santos e Sirlene Fogaça, que mantém a entidade sempre bem-informada sobre assuntos pertinentes referentes a saúde ambiental.
O Comitê do Meio Ambiente é composto por representantes de diversos sindicatos e entidades associativas de Caxias do Sul, como a Microempa.
Mensalmente, o Comitê do Meio Ambiente se reúne nas entidades que o integra, revezando em cada uma delas. O principal objetivo das reuniões é debater as pautas ambientais que envolvem os setores produtivos, encontrando soluções para cuidar da saúde ambiental de forma conjunta.
Recentemente, integrantes do Comitê do Meio Ambiente das Entidades Empresariais realizaram uma visita ao aterro sanitário de Caxias do Sul, a Central de Tratamento de Resíduos, Rincão das Flores. A iniciativa, realizada a convite da SEMMA em parceria com a Codeca, faz parte do projeto “Educação Ambiental em Ação”, desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Caxias do Sul.
A visita, que contou com a presença do Secretário do Meio Ambiente de Caxias do Sul (SEMMA), João Ues, foi realizada com o intuito de mostrar aos empresários e líderes sindicais como funciona, na prática, o processo de coleta e tratamento de resíduos no município, e como isso impacta o processo de produção das empresas.
Na oportunidade, o Secretário do Meio Ambiente falou sobre a importância dos serviços desenvolvidos pela Codeca e revelou que “o município, apesar dos grandes desafios, é exemplo na gestão de água, saneamento e resíduos”.
Durante a visitação, os representantes das entidades do Comitê puderam acompanhar de perto como funciona o processo de tratamentos dos detritos, além de entender quais os tipos de materiais podem ser recebidos na Central de Tratamentos.
“Acredito que esta é uma visita que todos devemos fazer. É importante para conhecermos um pouco mais sobre a realidade de nosso município, entender como é realizada a gestão dos resíduos sólidos urbanos e qual o tamanho de nossa responsabilidade enquanto geradores. É importante refletirmos sobre os impactos de nossas ações em toda a cadeia: geração, separação, descarte, coleta, transporte e tratamento.” Comentou Jenice, membro da Diretoria da Microempa e Engenheira Ambiental.
Acreditamos que preservar o meio ambiente é mais do que um compromisso, é um legado importante a ser deixado para as gerações futuras.
Comentários