Microempa apresenta o programa Peiex para empresários de Garibaldi e região.

Microempa apresenta o programa Peiex para empresários de Garibaldi e região.

27 de abril de 2022

Microempa torna empresas mais competitivas para exportarem por meio do PEIEX

Programa de Qualificação para Exportação coordenado pela entidade já teve a adesão de 65 empresas de 18 municípios, sendo mais de 21% do setor moveleiro e 14% do ramo têxtil

Lançado em novembro do ano passado, o Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) é desenvolvido de forma inovadora pela Microempa de Caxias do Sul. Vencedora do edital da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), a entidade já efetivou 65 termos de adesão. A meta da entidade, ao longo dos dois anos do programa, é qualificar 125 empresas.

Do total de atendimentos em andamento, 54 são de negócios produtores de bens e 11 de serviços. Mais de dois terços das empresas não tinham contato com potenciais clientes internacionais. O levantamento da Microempa mostra que os mercados preferenciais escolhidos pelos empreendedores de micro e pequenas empresas têm sido as Américas – Chile, Argentina, Uruguai e Estados Unidos.

Do total de empresas em atendimento pelo PEIEX, 21,5% são do setor moveleiro e 14% são têxteis, além de 12% do ramo metalmecânico. Segundo a coordenadora do Núcleo Operacional do PEIEX em Caxias do Sul, Josiani Billig, as exportações brasileiras atingiram um recorde mensal histórico em março de 2022, ultrapassando os US$ 29 bilhões. Nesse contexto, a entidade estimula o comércio exterior em praticamente metade do Estado, pois é responsável por coordenar três grandes regiões – o Núcleo de Caxias do Sul e os polos de Bento Gonçalves e Erechim.

“Os objetivos do PEIEX visam aprimorar as competências para exportação da empresa, identificando melhorias a serem realizadas nos produtos ou processos. Por meio das atividades conseguimos apontar os mercados que tenham melhor aderência aos produtos, bem como criar conexões, estabelecendo um guia para a primeira exportação da empresa”, explica Josiani.

A coordenadora salienta que os negócios internacionais aumentam a produtividade e a competitividade do negócio, tendo como consequência a redução da dependência do mercado interno, bem como ganho de imagem e diminuição da carga tributária. “Por isso, a Microempa torna as empresas mais competitivas por meio do PEIEX”, afirma Josiani. A participação no programa é gratuita e podem se inscrever empresas locais com CNPJs ativos, com produtos ou serviços exportáveis, que desejam se qualificar para exportação em até 24 meses e tenham condições de aumentar a produção ou dedicar parte dela para atender os clientes internacionais.

Após assinado o Termo de Adesão ao PEIEX, é elaborado o Diagnóstico de Prontidão Inicial para analisar o nível em que se encontra a empresa para estar capacitada às exportações. A partir desse ponto são desenvolvidas as capacitações por meio de módulos.

Apex-Brasil na Serra

Em âmbito nacional, nos últimos 13 anos, o PEIEX já qualificou mais de 25 mil empresas para a exportação. No Rio Grande do Sul, mais de 4,5 mil empresas foram preparadas para exportar desde 2008. Nesta semana, representantes da Apex-Brasil estão na Serra Gaúcha para o encaminhamento de reuniões com o Núcleo Operacional e os técnicos do programa que atuam junto às empresas.

Nesta terça-feira (26) o grupo esteve em Caxias do Sul, na sede da Microempa. Hoje (27), além de visitas a empresas, a Microempa junto aos representantes da Associação de Pequenas e Médias Empresas (Apeme) e da Câmara de Indústria e Comércio de Garibaldi (CIC), apresentaram o Programa PEIEX e juntamente o Programa Exporta RS, que visa a ampliação e a consolidação de empresas gaúchas no mercado internacional, em especial micro, pequenos e médios empreendimentos. Na quinta-feira (28), um encontro em Caxias encerra o trabalho com integrantes do Comitê Consultivo com as entidades públicas e privadas que apoiam o Núcleo Operacional.

Como acessar o PEIEX

Os empresários interessados podem acessar o PEIEX contatando a Associação das Empresas de Pequeno Porte da Região Nordeste do RS – Microempa pelos e-mails monitor.caxiasdosul@apexbrasil.com.br e coordenacaogrupos@microempa.com.br ou pelo telefone (54) 3025.7532.

Comentários

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
Abrir chat
Olá!
Podemos lhe ajudar?