Nesta quinta-feira (14), aconteceu o evento de encerramento e apresentação de resultados do convênio da Microempa com a ApexBrasil para a execução do PEIEX. A solenidade aconteceu no auditório da própria entidade e teve a presença de autoridades e empresários.
A Microempa coordenou o PEIEX entre setembro de 2021 e março de 2024. Caxias do Sul foi o núcleo do programa, com polos em Erechim e Bento Gonçalves. Ao todo, 157 empresas de 34 municípios, de 3 estados diferentes, foram capacitadas.
A Coordenadora de Qualificação da ApexBrasil, Rita Cássia Albuquerque, revelou grande satisfação com a atuação da Microempa. “O desempenho da entidade foi positivo o suficiente para que o convênio, inicialmente de 30 meses e para atendimento de 125 empresas, fosse aditado para 36 meses e 155 empresas”, declarou.
Os principais segmentos das empresas capacitadas foram o metalmecânico, mobiliário e madeireiro, têxtil, alimentos e bebidas; e plásticos e papéis. Confira a porcentagem de cada um no gráfico abaixo:
Ainda de acordo com Rita, as empresas se destacaram com sua capacidade de exportação.
“As empresas qualificadas pelo PEIEX estão apresentando um ótimo desempenho exportador. Considerando apenas exportações diretas, foram 38 empresas exportando 8 milhões de dólares [equivalente a R$ 40,9 milhões] em 2023. Sendo quase a totalidade dessas MPEs, nota-se que o trabalho desenvolvido e seu respectivo impacto engrandecem a forte economia da Serra Gaúcha.”
Para fechar o evento com chave de ouro, a solenidade foi finalizada com um jantar especial, como uma forma de comemorar os excelentes resultados do PEIEX.
A equipe da ApexBrasil aproveitou sua estadia em Caxias do Sul para realizar visitas técnicas nas empresas participantes do Programa de Exportação. Durante os dias 14 e 15 de março, eles visitaram:
A Agência de Inovação da UCS
A Perfilisa Perfis Plásticos Ltda
E a LUZI Metalúrgica
Notificações
Comentários