Nesta quinta-feira (14), aconteceu o evento de encerramento e apresentação de resultados do convênio da Microempa com a ApexBrasil para a execução do PEIEX. A solenidade aconteceu no auditório da própria entidade e teve a presença de autoridades e empresários.
A Microempa coordenou o PEIEX entre setembro de 2021 e março de 2024. Caxias do Sul foi o núcleo do programa, com polos em Erechim e Bento Gonçalves. Ao todo, 157 empresas de 34 municípios, de 3 estados diferentes, foram capacitadas.
A Coordenadora de Qualificação da ApexBrasil, Rita Cássia Albuquerque, revelou grande satisfação com a atuação da Microempa. “O desempenho da entidade foi positivo o suficiente para que o convênio, inicialmente de 30 meses e para atendimento de 125 empresas, fosse aditado para 36 meses e 155 empresas”, declarou.
Os principais segmentos das empresas capacitadas foram o metalmecânico, mobiliário e madeireiro, têxtil, alimentos e bebidas; e plásticos e papéis. Confira a porcentagem de cada um no gráfico abaixo:
Ainda de acordo com Rita, as empresas se destacaram com sua capacidade de exportação.
Para fechar o evento com chave de ouro, a solenidade foi finalizada com um jantar especial, como uma forma de comemorar os excelentes resultados do PEIEX.
A equipe da ApexBrasil aproveitou sua estadia em Caxias do Sul para realizar visitas técnicas nas empresas participantes do Programa de Exportação. Durante os dias 14 e 15 de março, eles visitaram:
A Agência de Inovação da UCS
A Perfilisa Perfis Plásticos Ltda
E a LUZI Metalúrgica
Comentários