Microempa esteve presente na 1ª Reunião de Integração da Federasul em Osório

Microempa esteve presente na 1ª Reunião de Integração da Federasul em Osório

31 de janeiro de 2023

A Microempa esteve presente na 1ª Reunião de Integração de 2023 promovida pela Federasul (Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul) em Osório, na última semana. O encontro reuniu mais de 100 pessoas com participação de líderes empresariais do interior do Estado para debater pautas e demandas do setor privado. 

O evento resultou na elaboração de um documento que expôs as preocupações políticas e econômicas da instituição. A “Carta de Osório”, foi redigida com base  no ambiente dominante dos líderes empresariais. Segundo a federação, o documento representa cerca de 180 entidades filiadas, das quais 100 estavam presentes na reunião. 

A Carta de Osório destaca a disposição do Governo Federal em ouvir as demandas dos governadores e defende a manutenção das medidas da reforma trabalhista, reforma tributária e a independência do Banco Central, entre outras demandas. Com ela, a entidade apresenta seu posicionamento ideológico, mas se afasta do radicalismo. 

Ao longo do evento foram abordados os seguintes temas: engajamento e pertencimento, momento político e estratégias, desafios para avançar no ambiente de investimentos do Estado e análise econômica a partir do novo governo. Na sequência foi realizado um debate referente a três projetos estruturantes de maior impacto socioeconômico voltado à sociedade gaúcha. 

O vice-presidente de Finanças da Microempa, Jovenil Vitt participou da reunião e destacou a importância deste primeiro encontro para o empresariado, bem como para a entidade. “É sempre bom a participação da Microempa em encontros como este, pois estreita o relacionamento entre as entidades. Podemos trocar informações com diversas lideranças empresariais presentes vindas de todas as regionais ligadas à Federasul. Desta forma, é muito importante manter as redes de relacionamentos atualizadas e isso faz com que a Microempa se torne mais conhecida dentro e fora do Estado. Nós como entidade acreditamos ser de extrema importância esse estreitamento que a gente tem com a Federasul que propicia ainda uma aproximação das demais instituições.” 

O presidente da Federasul, Rodrigo Sousa Costa conduziu o evento e destacou que o nosso país e principalmente o Estado estão passando por um momento socioeconômico que exige cautela. “Precisamos avaliar melhor quais serão as diretrizes tomadas pelo novo governo Estadual e Federal. Temos muitas incertezas e não vimos até o momento o rumo que irão tomar”, ressaltou Rodrigo.  

O vice-presidente de Economia da entidade, Fernando Marchet comentou que este é um ano de expectativas. “Não temos nada concreto sobre as tomadas de decisões do governo federal e precisamos aguardar qual será o rumo nos próximos meses.”

O secretário Estadual, Ernani Polo encerrou a sua fala destacando que o governo está comprometido com o retorno do desenvolvimento do Estado.

Para ler o documento “Carta de Osório”, acesse o link: https://www.federasul.com.br/wp-content/uploads/2023/01/CARTA-DE-OSORIO-2023_-FEDERASUL.pdf

Comentários

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
Abrir chat
Olá!
Podemos lhe ajudar?