As belas paisagens de Salvador, Bahia, foram palco do Encontro Nacional das Associações Brasileiras nesta segunda-feira, 31.
Cerca de 20 estados foram representados por entidades e lideranças políticas e empresariais no evento de Integração do Associativismo, realizado na sede da Associação Comercial da Bahia (ACB). O presidente Tiago de Azevedo, o vice-presidente de finanças Jovenil Vitt Lima e o diretor executivo Antônio Bressan estiveram presentes, representando a Microempa e o Rio Grande do Sul. O evento tem como objetivo debater os impactos do associativismo no desenvolvimento econômico e social do país.
A abertura do encontro foi conduzida pelo presidente da Confederação das Associações Comerciais do Brasil (CACB), Alfredo Cotait Neto, pelo governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, pelo prefeito de Salvador, Bruno Reis, e pelos presidentes da Associação Comercial da Bahia (ACB) e da Federação das Associações Comerciais e Empresariais da Bahia (FACEB), Paulo Sérgio Cavalcanti e Clóves Cedraz. Pela manhã, a programação incluiu a palestra “Consciência Cidadã”, ministrada pelo presidente da ACB, o painel “O Parlamento e o Empreendedorismo” e a apresentação “Voto Distrital”.
Durante a palestra, Cavalcanti destacou a importância do evento para a união dos setores e reforçou que ninguém constrói uma sociedade sozinho. No painel, o secretário Ângelo Almeida, os deputados estaduais José Neto, Domingos Sávio e Joaquim Passarinho, além do senador Angelo Coronel, debateram o cenário do empreendedorismo no Brasil e as principais iniciativas para o setor discutidas no Congresso Nacional. Na apresentação sobre “Voto Distrital”, o secretário Afif Domingos abordou as vantagens e os impactos empresariais do sistema eleitoral.
Após o intervalo para o almoço, foram ministrados painéis sobre a estruturação e o perfil das ACEs, conduzidos pelo coordenador da CACB, Carlos Rezende, além de um espaço para debate coletivo. O encontro tem encerramento previsto para o fim da tarde desta segunda-feira.
A Microempa faz parte do G50+ um grupo formado pelas associações mais influentes do Brasil, selecionadas pela CACB. Tem como objetivo fortalecer as conexões entre as Associações Comerciais e a CACB, promovendo networking estratégico, aumentando a influência institucional e consolidando o prestígio da entidade no Brasil e no exterior.
Comentários