Nesta segunda-feira (05), autoridades estaduais e líderes de entidades regionais reuniram-se na Câmara da Indústria, Comércio, Agricultura e Serviços (CIC) de Vacaria para debater a implantação de um terminal rodoferroviário no município. A iniciativa visa beneficiar as empresas da Serra Gaúcha com a redução de custos na logística de insumos e matérias-primas.
O projeto privado – que já está sendo debatido há mais de sete anos – ainda não tem data para sair do papel. No entanto, autoridades e entidades regionais ressaltam sua importância para o desenvolvimento e fortalecimento da economia local.
Um dos grandes benefícios que a implantação do terminal em Vacaria trará à região, será a facilidade de integração com os pontos de distribuição de insumos, tanto ferroviário como portuário. Isso porque o projeto prevê a construção do terminal nas margens da BR-116, no km 24. Ou seja, terá fácil acesso aos portos de Santa Catarina, ao maior polo industrial do estado, Caxias do Sul, e ainda é uma região plana, o que facilita a transição dos insumos da malha ferroviária para a rodoviária.
A localização ainda tornará viável conectar o Rio Grande do Sul com os estados do Paraná e de São Paulo.
Em outras palavras, a estrutura irá contribuir para o desenvolvimento logístico da região, já que com o transporte ferroviário o custo de frete irá reduzir para as empesas gaúchas. Além disso, o terminal de Vacaria será um grande atrativo para novos negócios e o aumento da competitividade das empresas locais.
Como o projeto da implantação do terminal em Vacaria promete movimentar a economia do Rio Grande do Sul, diversas autoridades estaduais marcaram presença na reunião, inclusive o vice-governador do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza; o Outorgas de Ferrovias do Ministério dos Transportes, Álvaro Neto; o senador Luis Carlos Heinze; o prefeito e vice-prefeito de Vacaria, Amadeu Boeira e Marcelo Dondé; o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo; e o secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella.
Também estiveram presentes os representantes de diversas entidades gaúchas, incluindo o presidente do Mobi Caxias, Rodrigo Postiglione e o presidente da Microempa, Pedro Eloi Steffens.
Além da reunião para o debate do futuro projeto, os presentes no encontro também participaram de um almoço no Galpão da Prefeitura do 35° Rodeio Internacional da Vacaria, e visitaram a Fábrica de Queijos, Rasip, a Vinícula Campestre e ao Parque de Rodeio.
Comentários