A Microempa participou do Encontro Nacional do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) 2022 nos dias 5 e 6 de outubro, em Brasília. Na oportunidade, estiveram presentes o presidente da entidade Pedro Eloi Steffens, Florencia Del Carmen Nieto (Diretora executiva), Josiani Billig (Coordenadora do PEIEX) e Gustavo Frohlich (Monitor do PEIEX).
“Nesta edição, o encontro abordou como levar as empresas com potencial exportador do Saber para o Fazer, para que a qualificação seja o primeiro passo de uma trilha de serviços oferecidos pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Atração de Investimentos (ApexBrasil). Acredito que o primeiro passo para exportar é Querer porque o Saber e o Fazer são consequências”, destacou Florência.
No primeiro dia, foram debatidos temas sobre o atendimento MEI, Startups, metodologia de serviços, plano de aprendizagem e os desafios para exportação direcionados a empresas e serviços.
Já no segundo dia, painelistas e convidados tiveram como foco a promoção comercial, através da apresentação de cases e do Programa de Aceleração para Exportação. Representantes e coordenadores da ApexBrasil apresentaram uma campanha contendo resultados e prestação de contas.
De acordo com a ApexBrasil, das 19 milhões de empresas brasileiras, 30 mil são exportadoras e dessas 600 empresas são MEI, o que significa que o Brasil tem um potencial enorme para aumentar suas exportações.
O PEIEX é uma iniciativa da ApexBrasil que prepara as empresas brasileiras para exportarem seus produtos e serviços de forma organizada, planejada e segura. Lançado em novembro do ano passado, o Programa vem sendo executado de forma inovadora pela Microempa em Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Erechim.
Comentários