Modelo associativista deve servir como inspiração para associações que desejam implementar núcleos de mulheres.
A busca por igualdade de gênero nos cargos de liderança, felizmente, é um assunto crescente entre empresas e associações comerciais. A fim de valorizar iniciativas que encorajam a participação de mulheres no empreendedorismo, a Federasul promoverá, no dia 22 de maio, o Encontro de Coordenadoras e Nucleadas. A programação inclui palestras inspiradoras e motivacionais e a apresentação de projetos efetivos para o empoderamento e reconhecimento delas como líderes. O Núcleo Setorial das Mulheres Empreendedoras da Microempa foi selecionado para apresentação de case de sucesso.
O encontro acontecerá no Salão Nobre do Palácio do Comércio, em Porto Alegre. Integrantes e consultoras do Núcleo estarão presentes em peso. A coordenadora, Tainara Bandeira Miranda, e a vice-coordenadora, Idiane Gioti Duarte, serão as responsáveis por apresentar ações, planos de estratégia e iniciativas das Mulheres Empreendedoras da Microempa. Além de reconhecer projetos que devolvem autoestima e sonhos, o evento prevê a integração entre empreendedoras, estimulando parcerias e oportunidades de novos negócios.
O Núcleo foi fundado em 18 de maio de 2017 com o objetivo de conectar profissionais e promover a melhoria dos negócios.
Tendo como pilar a busca constante por inovação e excelência em suas atividades, o Núcleo adotou, em 2024, uma nova dinâmica de ações e planejamento estratégico para fortalecer as iniciativas. Josiane Calixto, a consultora responsável, afirma que a capacitação contínua é uma prioridade. “O Núcleo oferece cursos e workshops regulares que abordam temas como gestão financeira, marketing digital e liderança, além de incentivar a interação entre os negócios”. E foi por meio deste incentivo ao network que duas empresárias abriram a primeira franquia da Escola de Mecânico na Serra Gaúcha, mostrando na prática os benefícios para mulheres que integram Núcleos Setoriais.
Para o futuro, buscam incorporar e impulsionar soluções inovadoras e tecnológicas nos negócios liderados por mulheres, sempre atuando como um lar de fortalecimento feminino para empreendedoras do Rio Grande do Sul.
O Prêmio do Empreendedorismo Feminino se destaca por valorizar mulheres que desbravam este universo. Chegando a sua oitava edição, tem como principal objetivo incentivar a participação feminina no mundo dos negócios, promover a igualdade de gênero e destacar histórias inspiradoras de sucesso.
“Queremos criar um ambiente onde as mulheres possam compartilhar experiências, aprender habilidades e expandir redes de contatos”, destaca Josiane. E esse é um grande diferencial do prêmio: não apenas valoriza as vencedoras ou participantes na noite da cerimônia, mas oferece oportunidades ricas no processo de organização.
Durante os preparativos, as nucleadas responsáveis têm a oportunidade de fortalecer conexões, ganhar visibilidade como líderes femininas e desenvolver habilidades importantes, como gestão e comunicação. Para as inscritas, mais do que o reconhecimento, está a porta para novos horizontes: expansão da rede de contatos, credibilidade sobre seu trabalho e novas chances de aprender sobre múltiplos assuntos.
O lançamento do Prêmio do Empreendedorismo Feminino acontecerá no dia 11 de junho, no auditório da Microempa.
Como associação comprometida com o futuro do empreendedorismo e com a equidade de gênero nas oportunidades, a Microempa se orgulha da iniciativa. Promover desenvolvimento econômico e social, com possibilidades iguais para empreendedores e empreendedoras é uma de suas missões essenciais como porta-voz de pequenas empresas e da comunidade.
Comentários