Presença digital e investimentos em inovação e gestão são os principais desafios do setor de serviços regional

Presença digital e investimentos em inovação e gestão são os principais desafios do setor de serviços regional

26 de agosto de 2020

Análise foi realizada a partir dos insights coletados durante 1º Hackathon Online de Caxias do Sul realizado na Microempa

Caxias do Sul caminha a passos largos para se consolidar como um dos principais polos de economia criativa do Brasil e América Latina, crescimento que coloca em evidência diversos setores da economia, em especial o setor de serviços, muito atrelado a soluções onde a criatividade é a principal matéria-prima. Para acompanhar essa tendência, as micro e pequenas empresas locais precisam desenvolver capacidades cruciais como presença online, cultura de inovação e aprimoramento do processo de gestão. É o que mostra o relatório de insights sobre o setor de serviços, lançado pela Microempa na última sexta-feira (31). As informações foram coletadas durante o 1ª Hackathon Online de Caxias do Sul, ocorrido em abril. A análise divulgada se divide em três âmbitos: oportunidades do setor, principais forças e fraquezas identificadas.

As principais as oportunidades de melhoria identificadas pelas empresas participantes giram em torno da digitalização de serviços, investimento em inovação e desenvolvimento de um processo de gestão mais sólido. No âmbito digital, foram apontados quesitos como o aumento da oferta de serviços online e da comunicação das empresas por meio das redes sociais. Atreladas a essa guinada para o digital, aparecem questões do campo de inovação como antecipação de projetos, busca por serviços mais baratos, redução de custo operacional com aumento da produtividade e a reinvenção dos espaços de trabalho e das moradias. Completam a lista oportunidades como o fortalecimento de parcerias entre profissionais de áreas diversas do setor e um maior engajamento da equipe de trabalho dessas empresas.

O relatório também aponta as principais fraquezas identificadas nas micro e pequenas empresas do setor de serviços local. Novamente, questões ligadas a presença digital, eficiência administrativa e o acesso a melhores recursos financeiros e humanos figuram entre as principais dificuldades enfrentadas pelo setor, como: falta de plataformas próprias para venda online, dificuldade de engajamento nas redes sociais, incapacidade de replicar a forma de atendimento, custo de aquisição de cliente muito alto, falta de esforço de venda, falta de mão de obra qualificada e capacidade financeira limitada (sem grandes reservas). Completam a lista itens como:

  • Trabalho manual dependente do prestador de serviço;
  • Gerenciamento de tarefas de forma ineficiente;
  • Produtividade e agilidade comprometidas por equipe pouco qualificada;
  • Dificuldade de definição de persona do cliente;
  • Pouca presença fora da cidade/região;
  • Dificuldade de escalar a empresa;
  • Dificuldade de se diferenciar da concorrência;

Por fim, também foram divulgadas as principais forças das micro e pequenas empresas do setor e que podem ser exploradas como diferencial no ecossistema local. Itens ligados a criatividade e a inventividade das iniciativas locais têm papel de destaque, como entregas personalizadas, relacionamento próximo com o cliente, soluções humanizadas, capacidade de interpretar e traduzir as principais dores (inclusive as não ditas) do mercado e agilidade de processos.

O 1ª Hackathon Online de Caxias do Sul foi uma realização da Microempa em parceria com a NoVôo Reinvenção Contínua e tinha objetivo de construir ações que auxiliem as empresas a contornar a crise e minimizar os impactos do isolamento social. O evento ocorreu no dia 15 de abril de forma totalmente virtual, por meio das ferramentas Zoom e Whatsapp. Utilizando a metodologia Stars Shine, técnica inovadora que propicia a criação de soluções por meio de resoluções de problema orientadas, tendo como foco o uso da criatividade e da colaboração.

Comentários

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
Abrir chat
Olá!
Podemos lhe ajudar?