Cerca de 90 representantes de entidades gaúchas participaram da reunião online para o lançamento do programa de Melhoria de Representatividade das MPEs nesta terça-feira (10).
Desenvolvido pela CACB, em parceria com o Sebrae Nacional, o programa de Melhoria de Representatividade das MPEs tem como objetivo aumentar o número de CNPJs associados e aprimorar os benefícios oferecidos pelas entidades empresariais brasileiras. Em solo gaúcho, será coordenado pela Microempa em parceria com a FEDERASUL, e contará com técnicos especializados da CACB para atendimento das entidades.
O programa foi apresentado a mais de 90 entidades que participaram da reunião online nesta manhã (10). Em sua fala de abertura, o presidente da Microempa, Tiago de Azevedo, agradeceu à CACB pelo desenvolvimento do programa e à Federasul pelo apoio na coordenação do projeto no Rio Grande do Sul. Ele destacou que a iniciativa chega para “tornar as entidades ainda mais fortes e levá-las a outro patamar”.
A iniciativa está no âmbito do Projeto Empreender e tem como principal objetivo aumentar a competitividade das empresas associadas às entidades empresariais por meio da melhoria de processos, implementação de serviços, boa gestão e melhoria dos ambientes de negócios.
De acordo com a coordenadora do Empreender, Anna Carolina Mauger, em média, as entidades brasileiras têm apenas 10% dos CNPJs ativos nas respectivas regiões associados. Com a adesão do projeto, o objetivo é que as entidades consigam aumentar esta porcentagem. A apresentação do programa foi conduzida por Josiani Billig, coordenadora de Núcleos Setoriais da Microempa, por Mauger e Mikaella Soares, analista de projetos da CACB.
O prazo para aderir ao programa vai até dia 20 de junho e as vagas são limitadas à 50 entidades. O formulário para inscrição pode ser acessado clicando aqui.
As entidades que aderirem ao programa passarão pelos seguintes passos:
Será o primeiro evento e ocorrerá na sede da Microempa, em Caxias do Sul. Os presidentes participantes serão instruídos por técnicos da CACB sobre o projeto.
Consultores designados pela CACB serão os responsáveis por preparar os executivos para o desenvolvimento do projeto. A capacitação terá duração de dois dias e também acontecerá na sede da Microempa.
O diagnóstico é realizado de forma online e individual, por meio do Portal Empreender, que conta com perguntas referentes aos elementos que compõem a entidade – como pessoas, benefícios, gestão e serviços. Estas questões deverão ser respondidas pelo executivo e posteriormente analisadas pelo consultor da CACB, que traçará o planejamento estratégico sobre os pontos que precisam ser aprimorados.
O planejamento estratégico será elaborado pelo consultor mediante a visita e conversa com colaboradores e equipe diretiva de cada entidade.
Após a criação do planejamento, as entidades terão oito meses para a aplicação das estratégias. O consultor acompanhará todo o processo de forma online, sempre verificando a necessidade de ajustes no plano.
Após a aplicação do plano de estratégias, é realizado novo diagnóstico organizacional, verificando os pontos em que as entidades evoluíram e implementaram as ações previstas.
Ao fim das ações, as entidades serão avaliadas conforme o desempenho e receberão certificação e selo bronze, prata ou ouro conforme as melhorias aplicadas.
Para as entidades participantes, o valor a desembolsar será referente apenas ao deslocamento do presidente e executivo. Os valores de hospedagem e alimentação (durante os treinamentos) ficarão a cargo da CACB e os equipamentos e espaços serão responsabilidade da Microempa.
Para mais informações, entre em contato com Josiani Billig pelo (54) 8101-3838.
A reunião de lançamento do programa pode ser assistida clicando aqui.
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