Programa PEIEX supera expectativas na procura por capacitações em Caxias do Sul

Programa PEIEX supera expectativas na procura por capacitações em Caxias do Sul

16 de fevereiro de 2023

O PEIEX é uma iniciativa da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) que prepara as empresas brasileiras para exportarem seus produtos e serviços de forma organizada, planejada e segura. O Programa é executado pela Microempa desde 2021 nas regiões de Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Erechim.

O Programa de Qualificação para Exportação coordenado pela entidade já teve a adesão de 119 empresas em 32 municípios, entre os segmentos mais atendidos está o setor metalmecânico, moveleiro e têxtil.

Conforme dados do Comex Stat (sistema para consultas e extração de dados do comércio exterior brasileiro) em 2022 Caxias do Sul exportou R$ 777 milhões em diversos segmentos. O crescimento anual a nível de exportação resultou em um aumento de 38% em comparação ao ano anterior, muito maior que o aumento do ano anterior no qual as empresas caxienses obtiveram um aumento de 12,98% comparado ao mesmo período do ano anterior

De acordo com a Apex-Brasil, empreendimentos apoiados pela APEX venderam para o exterior um total de US$ 20,1 bilhões nos três primeiros meses de 2022, o que representa 27,8% das exportações brasileiras.

Desde a implantação do Programa PEIEX, os empresários associados da Microempa têm buscado por capacitações com objetivo de prepararem as suas empresas para exportar. A procura pelas qualificações está crescendo mensalmente. Os principais benefícios do programa são ampliar as competências de exportação da empresa, identificar melhorias a serem realizadas nos produtos ou processos, apontar os mercados que tenham melhor aderência aos produtos da empresa, entre outros.

Entre as empresas que já aderiram ao programa está a ACN Móveis, de São Marcos, que fabrica móveis de madeira em série. Atendem em todo cenário nacional com a facilidade de compras on-line para melhor atender seus clientes. A ACN atua há 10 anos no segmento e por mais de 1 ano está exportando seus produtos para o exterior. Segundo a proprietária Patrícia Pelissari, a capacitação do PEIEX, foi muito boa tanto pessoalmente como profissionalmente. “Com o curso oferecido conseguimos ter uma noção de como funciona o mercado externo. Hoje estamos exportando para o Panamá, na verdade já foram 2 exportações. Como empresa, estamos muito orgulhosos pela oportunidade de estar inserida neste mercado. Esperamos crescer cada vez mais neste ramo mostrando nosso produto ao mundo. Agradecemos a Microempa pelo apoio oferecido a nós desde o começo. Nosso muito obrigada por participar conosco nessa jornada”, afirmou Patrícia.

A Toigo Sistemas Automotivos de Caxias do Sul, atua há 15 anos no segmento automotivo desenvolvendo produtos de alta tecnologia para auxiliar na otimização da gestão da frota de veículos e reduzir custos. Além disso, é considerada uma empresa verde (auxilia na redução e emissão de poluentes), focada nas necessidades específicas das empresas de pequeno, médio e grande porte.

O proprietário Frederico Toigo destaca que a experiência com a capacitação PEIEX foi muito boa e frisa os diferenciais do seu negócio. “O nosso diferencial são os sistemas de gerenciamento e automação veicular que geram economias de até 30% em combustível, 50% em freios e 25% em pneus. Foi um divisor de águas adequar a nossa empresa para o processo de exportação. No momento, estamos nos preparando para exportar”, pontuou Frederico.

O Orquidário Tradição, de Caxias do Sul, possui uma diversidade de espécies vindas de diferentes partes do mundo. Fundado em 2006 pelo proprietário Carlos Eduardo Simonetto, a atividade começou como hobby em 1997 com uma pequena estufa caseira e transformou-se em profissão. Eduardo contou como surgiu o interesse em exportar e sua experiência com a capacitação do PEIEX.

“Então, a gente tinha a ideia de começar a fazer exportações. Tivemos a indicação do meu sogro que já participou com a empresa dele no PEIEX, fez toda a parte de planejamento por meio das capacitações, visitas técnicas, participou de feiras e viagens. Comentei com ele sobre essa questão de exportação e expliquei que tinha mercado para o nosso produto, sendo assim ele indicou a Microempa para que pudéssemos fazer contato e entender como aderir ao Programa. Então, foi assim que tivemos o primeiro contato com a entidade. Nos inscrevemos para a capacitação, cientes de que havia demanda e mercado para exportar o nosso produto. Entrando no programa recebemos orientações e todo um suporte para sanar dúvidas sobre embalagens, logística e licenciamentos.”

Segundo Carlos Eduardo, os trâmites para exportação inicial das orquídeas são diferentes em relação a outros produtos porque requer licenciamento ambiental, liberação do Ibama, cumprimento da legislação do ministério da agricultura e demais regras para exportar. “A princípio o trabalho já foi desenvolvido com foco em Portugal porque nesse meio tempo que entramos em contato também recebemos um convite para participar de uma exposição. Então, a gente já vai em março para Portugal, além participar da exposição faremos uma palestra sobre plantas do Brasil e levaremos as nossas plantas para venda. Recebemos também um convite para participar de uma exposição de vendas na Espanha no final de semana seguinte.”  Carlos Eduardo afirmou que o PEIEX foi também um complemento do estudo de mercado e colaborou muito para seu aprendizado. “Essa primeira etapa de capacitação foi muito importante, mas sei que ainda há mais etapas subsequentes. Agradecemos o apoio que recebemos para manter os pés no chão e exportar de forma segura e planejada”, finalizou.

Para acessar o PEIEX, os empresários interessados devem entrar em contato com nossa equipe de consultores e se informar como aderir ao programa. Vale lembrar que restam apenas 30 vagas, garanta já sua!

Dúvidas ou mais informações sobre o PEIEX entre em contato com a Microempa pelo telefone (54) 98101-3838 ou (54) 3025.7532. 

Comentários

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
Abrir chat
Olá!
Podemos lhe ajudar?