Receita Estadual realiza 3ª fase da Operação Varejo Legal

Receita Estadual realiza 3ª fase da Operação Varejo Legal

31 de outubro de 2023

Mulher de colete laranja fiscalizando estabelecimento varejista

Nesta semana, a Receita Estadual iniciou a 3ª fase da Operação Varejo Legal no Rio Grande do Sul. O objetivo da ação é orientar os proprietários de comércios sobre as práticas corretas previstas pelas leis tributárias, além de prevenir irregularidades e a competição desleal entre estabelecimentos.

A 3ª edição desta operação, que vai até esta quarta-feira (01º), prevê fiscalizar 919 minimercados e supermercados em 112 municípios gaúchos. Nas fases anteriores, os fiscais realizaram vistorias em bares, restaurantes e lojas de vestuários e calçados.

Para que os contribuintes sejam considerados varejistas legais, é preciso que estejam atuando de acordo com as exigências da Receita:

  • – Possuir cartaz informando a inclusão do CPF do consumidor na Nota Fiscal – que integra o Programa Nota Fiscal Gaúcha – fixado no caixa, em local visível;
  • – Possuir cartaz da Declaração de Inscrição na Receita Estadual (DI/RE) também visível no caixa do estabelecimento;
    • -> Este é o documento comprova a inscrição do estabelecimento no Cadastro Geral de Contribuinte de Tributos Estaduais.
  • Possuir equipamento que emite a Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e) próxima ao caixa;
  • Ter cadastrado o mesmo CNPJ do estabelecimento nos diferentes meios de pagamento (PIX, cartão de crédito ou débito);
  • Realizar a emissão da Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e) em todas as transações referende a venda dos produtos;
  • Reforçar ao consumidor a possibilidade de incluir o CPF do mesmo na Nota Fiscal.

É importante lembrar que desde abril deste ano, o setor varejista precisa emitir o comprovante de pagamento em todas as transações feitas por meios eletrônicos, incluindo cartão de débito/crédito e PIX. Vale ressaltar também que o equipamento de emissão da NFC-e é possível fazer a integração entre o comprovante de pagamento e a nota fiscal eletrônica, mesmo que o consumidor não peça sua via.

Em suma, a Operação Varejo Legal visa promover ações fiscais preventivas e orientativas com o intuito de incentivar os varejistas a cumprir as obrigações tributárias de forma correta e voluntária. No entanto, caso sejam identificadas irregularidades no estabelecimento durante a fiscalização, o mesmo poderá ser autuado.

Para se manter bem-informado sobre empreendedorismo, economia e novas políticas sobre os mais variados setores de micro e pequenas empresas, fique de olho nas matérias do nosso site e acompanhe a Microempa nas redes sociais

Comentários

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
Abrir chat
Olá!
Podemos lhe ajudar?