Sirlene Fogaça (Diretora Suplente da Microempa, empresária, participante do Núcleo das Empreendedoras da Microempa, no qual coordenou de 2021 a 2022) foi empossada no Conselho Estadual da Mulher Empreendedora Federasul (CME) na última quarta-feira durante o evento “Tá na Mesa” da Federasul, em Porto Alegre.
Na oportunidade foram escolhidas 48 mulheres representantes de entidades ligadas ao empreendedorismo feminino no Rio Grande do Sul. O evento contou ainda com lideranças de diversas associações, autoridades e a presença do governador do Estado, Eduardo Leite.
De acordo com Sirlene, o convite foi feito pela presidente do CME, Simone Leite, que já acompanhava o trabalho realizado pelo Núcleo das Empreendedoras da Microempa há algum tempo.
Sirlene ressalta que os cargos ainda serão definidos pela presidente do Conselho que dividirá em equipes formadas pelas representantes das entidades de todo o Estado. “A Simone montará uma programação do que precisa ser feito e somente depois disso as participantes do Conselho poderão escolher em que equipe de trabalho gostariam ou poderiam participar. Eu tenho acompanhado as ações do CME há algum tempo e desde a coordenação do Núcleo das Empreendedoras tive a oportunidade de entender mais sobre as necessidades e ações desenvolvidas também pelas demais entidades. Nas reuniões vamos debater assuntos relevantes e importantes para fomento do empreendedorismo feminino” explicou.
O grupo vai trabalhar com intuito de abrir portas por meio da Federasul para desenvolver lideranças femininas em todo o Rio Grande do Sul junto das Associações Comerciais e Industriais filiadas. As primeiras atividades aconteceram somente após a apresentação do planejamento anual. Desta forma, será possível organizar as ações ao longo do ano para fortalecer os Núcleos já existentes e encorajar outras mulheres empreendedoras a participarem.
Sirlene afirma que um dos principais objetivos do CME é fortalecer a presença das mulheres por meio do empreendedorismo. “Acredito que a nossa missão como conselheiras será dar voz e vez às empreendedoras em parceria com a rede das Associações Comerciais. Além disso, é fundamental ampliar os pólos de apoio ao empreendedorismo dentro e fora do Estado, no fomento ao associativismo e no estímulo à formalização de novas empresas. Entendo que posso contribuir muito para o Conselho, é bem importante representar uma instituição como a Microempa no Conselho Estadual, pois podemos trazer fortalecimento para as lideranças femininas da nossa cidade e toda a região atendida pela Microempa ganha força”, finalizou Sirlene Fogaça.
O CME (Conselho Estadual da Mulher Empreendedora da Federasul) foi instituído em 2017 com o objetivo de reconhecer a representatividade da mulher no ramo empresarial. Atualmente, o grupo é formado por 48 mulheres que foram empossadas no dia 8 de março de 2023.
Confira as fotos do evento:
Comentários