O quanto você entende sobre a dor do cliente? Você saberia identificá-las?
Possivelmente, você empreendedor já deve ter escutado este termo em palestras ou até mesmo em eventos corporativos. No entanto, sente um pouco de dificuldade em entender a respeito. Confira a seguir a definição e como identificar a dor do cliente:
A dor do cliente é um desafio ou problema de uma empresa e que exige uma solução imediata. É um ponto problemático que impede a empresa de crescer e deve ser tratado com prioridade.
Nem todo cliente sabe identificar ou expressar as suas necessidades. É por isso, que você deve estar atento a cada detalhe durante o diálogo para entender de que forma poderá ajudá-lo.
O exemplo a seguir, facilitará ainda mais a sua compreensão:
Um cliente percebeu que a empresa dele entrou em um cenário crítico financeiramente. Apesar das vendas fluírem, as contas não batem e o financeiro precisa realizar empréstimos para quitar dívidas.
Neste caso, a dor do cliente será a desorganização financeira. Uma consultoria pode sanar esta dor, identificando os problemas e sugerindo soluções para que a empresa retome seu crescimento gradativamente.
Lembre-se: conhecer e identificar os tipos de dor do cliente é fundamental antes de fazer qualquer abordagem. A partir daí, você pode começar a traçar estratégias muito mais focadas e eficientes para tratar estas questões.
Principais dores do cliente
Financeiras: esse tipo de dor é mais prática de identificar porque reflete diretamente na saúde financeira da empresa. Geralmente, os clientes em potencial investem alto em fornecedores, ferramentas e recursos que necessitam de um suporte para reduzir urgentemente esses custos.
Produtividade: ligada às questões de produção, que podem estar um tanto quanto lentas para atender novas demandas. Para este quadro é interessante entender como é possível aprimorar as etapas realizadas atualmente, otimizando tempo, quantidade e qualidade.
Processo: relacionados ao gerenciamento interno da empresa, especialmente de setores que precisam trabalhar muito próximos, mas que não estão alinhados. A solução deste tipo de dor será o aprimoramento de processos, melhorias e mudanças que tragam resultados.
Suporte: está ligada aos pontos falhos dos suportes recebidos, que podem estar nas faces de compra ou venda com intuito de atrair ou reter clientes. Neste caso, a solução mais eficaz seria rever o passo a passo de cada processo e localizar as situações críticas.
A partir de cada perspectiva e sobre os dados apresentados pelo cliente será possível pensar em soluções eficientes para sanar os problemas que o negócio dele está enfrentando.
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