Vencedora do edital, Microempa traz operação do PEIEX para Caxias. O lançamento do programa ocorre na quarta-feira (24/11).

Vencedora do edital, Microempa traz operação do PEIEX para Caxias. O lançamento do programa ocorre na quarta-feira (24/11).

22 de novembro de 2021

Com a proposta de auxiliar os empresários de micro e pequenas empresas no processo de exportação de produtos e serviços, o programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), será lançado no próximo dia 24 de novembro, na Microempa, às 15h30.

Referência no segmento, a associação foi a grande vencedora do edital lançado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), idealizadora do programa, e por isso vai ser responsável pelos três pontos de atuação do PEIEX no Rio Grande do Sul. O Núcleo Operacional vai funcionar em Caxias do Sul, e os outros dois polos, em Bento Gonçalves e em Erechim.

A meta do programa é qualificar 125 empresas de bens e serviços, sendo 75 em Caxias do Sul, 25 em Bento Gonçalves e 25 em Erechim. O prazo do convênio será de 30 meses, com o prazo para qualificação das empresas previsto para 24 meses.

Como vai funcionar PEIEX

  • A metodologia do programa é aplicada por meio de visitas de Monitores e Técnicos do PEIEX;
  • Após uma série de visitas técnicas, que podem ser presenciais ou remotas, o empresário recebe um plano de trabalho, contendo assuntos teóricos e práticos relativos à exportação que devem ser abordados durante o processo de qualificação;
  • Para ser considerada qualificada, a empresa deve receber todas as informações estabelecidas no plano de trabalho. Na etapa final do trabalho de qualificação, as instituições recebem um Plano de Exportação, no caso de empresa de bens, ou um Mapa de Valor, no caso de empresas de serviços, elaborado em conjunto com o Técnico do PEIEX. Nele, constam informações estratégicas e operacionais para exportação.

Como participar do PEIEX

  • A participação no programa é gratuita e podem se inscrever empresas de todos os setores e porte com CNPJs ativos, produto ou serviço exportável, que desejam se qualificar para exportação em até dois anos e tenham condições de aumentar sua produção ou dedicar parte dela para atender clientes internacionais.
  • A possibilidade de adaptar produtos e serviços para o mercado internacional, disponibilidade para melhorias de gestão e recursos financeiros para investir na exportação (ou concordem em exportar de forma indireta) também são critérios observados. 

Comentários

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
Abrir chat
Olá!
Podemos lhe ajudar?