Visita técnica ao TECON de Rio Grande

Visita técnica ao TECON de Rio Grande

20 de julho de 2023

Nos dias 17 e 18 de julho, empresários nucleados e membros do PEIEX participaram de uma visita técnica ao Terminal de Contêineres de Santa Clara e ao TECON (Terminal de Contêineres) de Rio Grande. As visitas foram realizadas com o intuito de proporcionar mais conhecimento aos empresários e empreendedores sobre como funciona, na prática, o processo de exportação e importação nos principais terminais do Rio Grande do Sul.

Além dos empresários e da coordenadora dos Núcleos Setoriais, Josiani Billig, também estiveram presentes nas visitas técnicas a Analista de Comércio Exterior, Margit Knorr, e Rafael Andrade, Pesquisador de Mercado Externo, representantes do EXPORTA-RS, programa estadual que tem parceria com a Microempa. O EXPORTA-RS é uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado do RS que busca qualificar e capacitar empreendedores de busca qualificar e capacitar empreendedores de micro, pequenas e médias empresas gaúchas com potencial exportador para negócios com o mercado internacional.

Visita ao TECON Santa Clara

Localizado em Triunfo, no Rio Grande do Sul, o TECON Santa Clara foi o primeiro destino da viagem. A estação portuária foi construída estrategicamente no Polo Petroquímico do município e é responsável por conectar cidades do norte e centro ao sul do estado.

Vinícius Barros, Especialista Comercial do TECON Santa Clara, explicou que o porto oferece transporte multimodal. Isso significa que ele recebe ou despacha os contêineres através de transporte rodoviário e hídrico (barcaças).

Nos casos de exportação, o contêiner chega ao porto de Santa Clara através de caminhões especializados. Lá ele é pesado em uma balança e com o auxílio de um guindaste portuário é carregado em uma barcaça com destino ao Porto de Rio Grande onde, posteriormente, é movido para um navio de longo curso, destinado ao país correspondente. Nos casos de importação, o processo é feito de forma inversa: a carga chega de navio ao Porto de Rio Grande, é nacionalizada e é enviada ao Terminal de Santa Clara, que a carrega em caminhões com destino a cidade.

Barros também ressaltou que o TECON Santa Clara oferece solução completa para importação, exportação e cabotagem (transporte entre portos brasileiros). Sempre visando a segurança, sustentabilidade e custo-benefício.

Os principais produtos transportados no Terminal de Santa Clara, que, de forma geral, movimenta 320 contêiners por semana, são resinas, madeiras, borracha e carne de frango.

O Terminal esteve inativo por um vasto período e, até 2009, funcionou sobre outra gestão. Atualmente ele é gerenciado pela Wilson, Sons (empresa operadora de serviços portuários) e a Braskem (empresa petroquímica).

Visita técnica ao TECON Rio Grande

Na manhã do dia 18 de julho, os empresários e membros do PEIEX e representantes do EXPORTA-RS visitaram o TECON Rio Grande, que faz parte do principal complexo portuário do estado. Na oportunidade, os visitantes participaram de uma conversa com os representantes da Wilson, Sons e responsáveis pelo Terminal Portuário, Rodrigo Brunetto, Gerente Comercial e Daiana Valin, Analista Comercial.

Com mais de 27 anos de história, o Terminal de Contêineres do Rio Grande é um investimento da Wilson, Sons que, ao longo dos anos, passou por muitas melhorias e transformações.

Atualmente, ele tem capacidade de abrigar até 25 mil TEU’s (sigla em inglês para “unidade equivalente a um contêiner de 20′ ”) e conta com um calado de 15 metros (espaço que recebe a parte inferior do navio), o que possibilita que a maioria dos navios possam atracar nele.

O TECON tem autorização para operar os maiores navios que circulam na costa brasileira. No momento, operamos os de 338 metros, mas já temos autorização para receber navios de até 368 metros, que estão começando a vir para a nossa costa. “, contou Daiana Valin.

Por estar situado na Lagoa dos Patos, com saída para o mar através dos Molhes de São José do Norte, o TECON Rio Grande é capaz de receber os contêineres enviados pelo Terminal Santa Clara através do transporte hídrico, e liberá-lo para exportação através do mesmo meio.

“O porto tem um canal de acesso fora dos Molhes, por onde o comandante deve conduzir o navio até o canal interno, que a gente chama de acesso ao porto.”, explicou Brunetto.

Toda a infraestrutura do TECON foi desenvolvida pensando na segurança da carga e das pessoas que operam o terminal, do início ao fim. Ao chegar ao porto, os contêineres são revistados através de um scanner com o intuito de verificar a ausência de materiais ilícitos ou irregulares. E, na última fase do processo de exportação, são carregados no navio por guindastes portuários e atrelados uns aos outros manualmente.

Além da visita ao TECON, os empresários fizeram uma breve excursão ao Complexo Portuário do Rio Grande, guiados por Daiana Valin que contou a história dos portos e da cidade.

Comentários

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
Abrir chat
Olá!
Podemos lhe ajudar?