Parceria entre Microempa e Governo do Estado já atendeu empresas de 29 municípios gaúchos e seguirá oferecendo suporte gratuito à internacionalização de negócios.

A Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Sul (SEDEC) renovou a parceria com a Microempa para o convênio do Programa Exporta-RS nesta terça-feira (23). A associação continuará atuando como um posto de atendimento do programa para empresas de micro, pequeno e médio porte no interior do Estado, fornecendo estudos de mercado e auxílio para a internacionalização de negócios gaúchos.
A parceria com a Microempa iniciou em 2020, com um contrato inicial de dois anos. Em razão dos bons resultados, em 2023 teve um aditivo de 24 meses. Desde a primeira assinatura, a parceria encaminhou 98 demandas de estudos de mercados de 29 municípios gaúchos diferentes. O atendimento foi oferecido gratuitamente para empresas de micro, pequeno e médio porte, associadas e não associadas da Microempa.
O presidente da associação, Tiago Fernando de Azevedo, agradeceu a confiança e parceria da SEDEC/RS e destacou a importância do programa para a entidade que representa mais de três mil empresas associadas e busca cada vez mais tornar-se uma ponte entre os empreendedores e as políticas públicas.
“Muitas vezes, o primeiro passo para exportar não é vender para outro país, mas entender qual mercado tem maior potencial para o seu negócio e como construir uma estratégia segura de expansão. É exatamente essa jornada que o Exporta-RS ajuda a viabilizar”, destacou.
O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Leandro Evaldt, destacou em sua fala que o projeto é aberto ao público e direcionado a empresas de qualquer segmento que tenham interesse em exportar. “Caxias do Sul é uma cidade estratégica, sendo a segunda em geração de estudos de mercado, ficando atrás somente da Capital. O Exporta-RS também é uma porta de entrada para que os empresários conheçam os demais programas da Sedec-RS”, citou.
A renovação da parceria, que aconteceu em cerimônia na sede da Microempa nesta terça-feira, reafirma o compromisso das instituições com o desenvolvimento e fortalecimento da exportação das empresas do estado.
O local escolhido para sediar a cerimônia de renovação do entreposto do programa foi o auditório da Microempa, em Caxias do Sul. Estiveram presentes a diretoria da Microempa, representada pelo presidente Tiago Fernando de Azevedo, a comitiva da SEDEC, representada pelo Secretário Leandro Evaldt e pelo coordenador do programa Exporta-RS, Silvio Andriotti. A imprensa caxiense e assessores de comunicação do Governo do Estado também marcaram presença na solenidade.

Clique aqui e confira todas as fotos.
Sobre o programa Exporta-RS
O Exporta-RS nasceu em 2016 com o objetivo de ampliar e consolidar as empresas gaúchas no mercado internacional. Voltado especialmente para micro, pequenas e médias empresas, o programa busca incentivar a internacionalização dos negócios, criando oportunidades para que produtos e serviços desenvolvidos no Rio Grande do Sul alcancem novos mercados e ampliem sua competitividade.
Por meio de atendimento gratuito e personalizado, a iniciativa oferece orientação técnica, informações estratégicas e suporte especializado para empresas que desejam iniciar sua trajetória no comércio exterior ou fortalecer operações já existentes. O trabalho contempla a identificação de mercados com potencial para cada negócio, a análise de oportunidades comerciais e o mapeamento de possíveis compradores, contribuindo para uma inserção mais planejada e segura no cenário internacional.
POR SUSANA DARIVA